Pesquisar este blog

Retiro

JEJUM & ABSTINÊNCIA

O jejum e a abstinência na Lei da Igreja




Em linguagem simples, vamos falar sobre o jejum e a abstinência segundo a lei da Igreja, seja em Têmporas, como em outras épocas do ano, como a Quaresma. 



Lembre-se que quem tem problemas de saúde graves, está dispensado do jejum. De outra parte, se alguém quiser fazer um jejum mais severo, como antigamente, pode fazê-lo, mas seria prudente consultar o diretor espiritual antes.    


Dias de jejum simples:

  • O jejum consiste numa refeição completa (consoada) e duas menores, que, juntas, são menos que uma refeição inteira. 
  • Não é permitido comer entre as refeições, mas líquidos podem ser tomados. OBS.: As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois, embora não expressamente proibidas, vão contra o espírito de Quaresma.  
  • É permitido comer carne em dia de jejum simples. 
  • Os dias de jejum simples são: segundas, terças, quartas e quintas-feiras da Quaresma [Cânon 1252/3]. Nas sextas-feiras da Quaresma é dia de jejum e abstinência.
  • Todos são vinculados à lei do jejum, a partir dos 21 até os 60 anos.


Dias de abstinência:


  • A abstinência consiste em abster-se de comer carne de animais de sangue quente, molhos ou sopa de carne nos dias de abstinência. Incluem-se nisso os caldos de carne e de galinha, e qualquer caldo, tempero ou alimento que contenha carne.
  • A abstinência é toda sexta-feira do ano (de preceito), a não ser que seja um Dia de Guarda [Cânon 1252/4]. 
  • A lei da abstinência vincula a todos que tenham completado 7 anos de idade. [Cânon 1254/1].

Dias de jejum e abstinência:

  • O jejum e abstinência consistem numa refeição completa (consoada) e duas refeições menores que juntas são menos que uma refeição inteira. 
  • Não é permitido comer carne de animais de sangue quente, molhos e sopas de carne. 
  • Não é permitido comer entre as refeições, embora bebidas (não alcoólicas) possam ser tomadas. 
  • Esses dias são: Quarta-feira de Cinzas, toda Sexta (e, portanto, na SEXTA-FEIRA SANTA) e Sábado da Quaresma (até meia noite no Sábado Santo), em cada uma das Quatro Têmporas, nas Vigílias de Pentecostes, Assunção, Todos os Santos e do Natal. [Cânon 1252/2]. (*) Houve mudança posterior, que não consta do Código de 1917, pela qual somente em Cinzas e na Sexta-feira Santa se faz jejum & abstinência.
  •  Os dias tradicionais de abstinência aos que usam o Escapulário de Nossa Senhora do Monte Carmelo são: Quartas e Sábados. (*) Obriga somente aos religiosos. 
  


Fonte: The year of Our Lord Jesus Christ 2009, The Desert Will Flower Press. Revisado e confrontado com Dom Curzio Nitoglia e os CDC de 1917 e 1983.


Ler mais sobre o tema:  


+
Inscreva-se para receber as publicações do Pale Ideas: Delivered by FeedBurner.

2 comentários:

  1. Talvez eu esteja exagerando, mas nem peixe eu como na sexta. Apenas arroz e ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei, apesar de "anônimo" pq é um argumento que interessa a todos.

      Não é exagero. Não há uma obrigatoriedade nas demais sextas-feiras do ano, apenas na Sexta-feira Santa (Pio XII), mas nada impede que se faça abstinência e que se exclua todo tipo de "carne", incluindo aí a carne dos peixes. É o amor a Deus, a intenção de fazer a abstinência por amor a Ele e para honrá-lO com essas mortificações. Se quiser fazer jejum, tb não há óbice.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE aqui. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

ABORTO - O GRITO SILENCIOSO

CONHEÇA O NOVO SITE DA EDITORA