Pesquisar este blog

domingo, 22 de junho de 2014

MILAGRES EUCARÍSTICOS: O'CEBREIRO - ESPANHA

PADRE QUE DUVIDA DA PRESENÇA REAL DE JESUS NA SAGRADA COMUNHÃO MURMURA AO TER QUE CELEBRAR A MISSA PARA APENAS UM FIEL. O MILAGRE ACONTECE E ATÉ A IMAGEM DA VIRGEM INCLINA SUA CABEÇA NO MOMENTO DA CONSAGRAÇÃO. 


O Milagre Eucarístico de O' Cebreiro

 

Num gélido inverno do ano de 1300, um sacerdote beneditino estava celebrando a Santa Missa numa capela lateral na igreja do convento de O Cebreiro, Espanha, no "Caminho de Santiago". Ele pensava que naquele dia tão cruel que nevava abundantemente e o vento era insuportável, ninguém teria coragem de sair de casa para ir à Missa, mas se equivocava.  Um camponês de Barxamaior (Barja-Mayor), a cerca de um quilometro de distância, chamado Juan Santín, subiu ao convento para ouvir a Missa. O sacerdote que tinha dúvidas sobre a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento, olhou com desdém o sacrifício e a boa vontade do camponês e com esse sentimento começou a celebrar a Missa. O sacerdote, ao vê-lo, murmurou com desprezo: “Como vem este homem debaixo desta tempestade, cansado, apenas para ver um pouco de pão e vinho!”, e com esse sentimento começou a celebrar a Missa. 



O padre vinha tendo sérias dúvidas sobre a real presença de Cristo na Hóstia consagrada.

ASSIM QUE ELE PRONUNCIOU AS PALAVRAS DA CONSAGRAÇÃO, A HÓSTIA SE CONVERTEU EM CARNE E O VINHO EM SANGUE, QUE COMEÇOU A TRANSBORDAR DO CÁLICE MANCHANDO O CORPORAL.

Parece que até a cabeça da estátua de Nossa Senhora abaixou-se em sinal de adoração no momento do Milagre. O povo hoje chama a estátua “Nossa Senhora do Santo Milagre”.


Santa María La Real

O Senhor quis abrir os olhos do sacerdote incrédulo que tinha duvidado, e recompensar a grande devoção do camponês.

Durante quase duzentos anos a Hóstia transformada em Carne ficou guardada em cima da Patena. Mas, em 1486, numa peregrinação da Rainha Isabel e do Rei a Santiago de Compostela, eles se hospedaram em O' Cebreiro e tomaram conhecimento do Milagre e mandaram confeccionar um valioso relicário de cristal, sob medida, para guardar a Hóstia Milagrosa. O relicário pode ser visto na foto abaixo.





Atualmente a Hóstia, o Cálice e a Patena, podem ser venerados na igreja do Milagre (abaixo).





Os restos mortais do monge e do campesino repousam em mausoléus na igreja, perto do lugar do milagre.

Todos os anos, no dia da festa de Corpus Christi, no dia 15 de agosto e no dia 8 de setembro, as Relíquias do Prodígio e a Estátua de Nossa Senhora saem em Procissão. Entre os documentos que dão testemunho do Milagre, recordamos a Bula do Papa Inocêncio VIII do ano de 1487 e do Papa Alexandre VI do ano de 1496 e um resumo de certo padre Yepes, que,  nos primeiros anos do século XVII escrevia: "Eu, mesmo sendo indigno, vi e adorei o santo milagre, vi as duas ampolas, em uma delas está o sangue, que parece recém coagulado, vermelho como de um cabrito recém sacrificado; vi também a carne, que é vermelha e seca". 


Juan Santín, o campesino por cuja fé se operou o milagre, viveu em uma aldeia à sombra de Cebreiro, chamada "Barxamaior". Todas as manhãs aparece coberta de neblina. A foto abaixo mostra a vista que se tem de Cebreiro da área onde tinha sua casa o campesino. Vejam o aclive que teve que subir o Juan para chegar à igreja naquele dia gelado de inverno, caminhando pela neve. 



Os monges beneditinos levantaram e custodiaram o templo desde o ano de 836 até 1853, por mais de mil anos. Os monges de Aurillac, chamados por Alfonso VI, permaneceram em O' Cebreiro de 1072 a 1487, data em que os Reis Católicos obtiveram do Papa sua anexação a "San Benito el Real" de Valladolid. Os monges abandonaram O' Cebreiro em 1853, por causa da desamortização de Mendizábal. Segundo algumas fontes, o mosteiro foi varrido pelos ventos pós-conciliares, mas achei uma curiosa foto de inverno de O'Cebreiro: 


O abade, José Quintela, limpando a neve na frente da igreja


O Cálice de O' Cebreiro é chamado de "Santo Graal Galego":





Atualmente, O' Cebreiro continua sendo uma pequena aldeia. Seu grande tesouro é ainda a Igreja do Milagre Eucarístico, de feitura pré-românica, do século IX, com três simples naves de ábsides retangulares e uma torre. No centro do presbitério há uma imagem de um Cristo Gótico.


Mais fotos:
(clique para ampliar)







Fontes:



Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

2 comentários:

  1. No mais íntimo do meu coração, sempre foi esta imagem que eu fazia do santo cálice... sem dúvida que é um imenso tesouro, o que vocês guardam nesta igreja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário. Apenas uma precisão: não guardamos este cálice, apenas compartilhamos a informação. Esta igreja é na Espanha. Salve Maria.

      Excluir

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores