Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

06 de junho: São Norberto, Bispo e Confessor


06 de junho

São Norberto, Bispo e Confessor



Nasceu em Genepp, na Holanda, mas cresceu em Xanten, Alemanha, filho do Conde Eriberto de Genepp e Edwiges de Guise, aparentados com a Casa de Lorena.  

Tornou-se um subdiácono em Xanten e viveu uma vida mundana nas cortes do Arcebispo Frederico I de Colônia e do Imperador Henry V. Evitou ser ordenado e declinou do posto de Bispo de Cambrai em 1113, mas em 1115 teve uma total e completa conversão após uma visão onde ouviu uma anunciação divina e ser salvo milagrosamente em uma tempestade; retirou-se na Abadia de Siegburg, perto de Colônia, onde ficou sob a direção espiritual do Abade Cuno. 

Uma vez ordenado, São Norberto adotou uma vida monástica e retornou a Xanten, onde fez reformas no clero. Seus colegas, contudo, não ficaram satisfeitos com suas austeras reformas e, no Sínodo de Fritzlar, em 1118, o acusaram de fazer inovações e modificações impróprias. Norberto, então, renunciou ao seu ofício e foi até o Papa Gelásio II, que estava em Languedoc à época, e dele recebeu a permissão para pregar onde quisesse. E, então, ele passou a fazer uma pregação itinerante no norte da França e logo ganhou reputação pela sua eloquência e pelos seus milagres. 

Em 1120, ele recebeu certa propriedade de Bartolomeo, Bispo de Laon, e com 13 seguidores usaram a terra para estabelecer a Ordem do Pré-monastério do Vale de Premontré, sob a Regra de Santo Agostinho. Em um ano, o número de monges passou para 40, e logo várias outras casas foram fundadas, devido, em grande parte, às pregações de São Norberto através da França, Bélgica e Alemanha. O reconhecimento da nova Ordem foi feito pelo Papa Honório II, e, no mesmo ano, Norberto foi sagrado Bispo de Magdeburgo (Alemanha). Fazendo austeras reformas e zelo a sua Sé, São Norberto sofreu grande oposição do líderes seculares e clérigos, que criticavam seus esforços de reclamar propriedades alienadas, e sobreviveu a várias tentativas de assassinato. 

Sendo o conselheiro do Imperador Lotário II, Rei e Imperador da Alemanha, ele o acompanhou a uma visita a Roma em 1132 e relatou pessoalmente tudo que acontecia ao Papa Inocêncio II, que premiou a sua fidelidade estendendo sua jurisdição até a Polônia. O Rei Lotário o nomeou Chanceler da Alemanha na Itália, junto ao Papa. Ele pôde, assim, trabalhar para reformar toda a área sob a sua jurisdição e assim o fez, e seu trabalho como reformador é reconhecido até hoje. Na verdade tanto trabalhou que acabou vindo a falecer de exaustão, em 6 de junho de 1134, em Magdeburg, Alemanha. Suas relíquias estão em Praga. 

Foi canonizado em 1582 pelo Papa Gregório XIII e sua festa é celebrada no dia 6 de junho. 



Leia o Memoriale Vitae Sacerdotalis




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores