Pesquisar este blog

FRASES DE SANTOS

Actiones nostras, quaesumus Domine, aspirando praeveni et adiuvando prosequere:
ut cuncta nosta oratio et operatio a te semper incipiat et per ta coepta finiatur.
Per Christum Dominum nostrum. Amen.
(clique na impagem para ampliar)

Faço minhas as palavras de B.L Wainscott: "I thought it worth sharing, and God forgive me for any vanity in publishing this for He knows my weakness. May He who uses even such evil for His greater glory, use my vanity thus, and most of all may He see my good will and may it edify you who read", ou seja, "Eu achei que valia a pena compartilhar, e Deus me perdoe por qualquer vaidade em publicar isso por Ele que conhece a minha fraqueza. Que Ele, que usa até mesmo um mal para sua maior glória, use assim a minha vaidade, e, acima de tudo, que Ele possa ver a minha boa vontade e que isso possa edificar vocês que leem".


Novas:


  • Cada día es como una moneda que nos dá Dios para comprar su gloria! (Sta. Rosa de Lima)
  • É necessário que entre vós haja partidos para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos. (1Cor. 11,19)
  • Em nome dos Evangelhos, e à luz das Encíclicas dos últimos quatro Papas, Gregório XVI, Pio IX, Leão XIII e Pio X, eu não hesito em afirmar que este indiferentismo religioso que põe em mesmo nível a Religião de origem divina e as religiões inventadas pelos homens, de modo a incluí-las todas no mesmo cepticismo , é blasfêmia que atrai castigo sobre a sociedade, muito mais do que os pecados dos indivíduos  e das famílias. (Cardeal Mercie - 1918) 
  • Muitos homens odeiam a verdade, por amor daquilo, que tomaram por verdadeiro (Santo Agostinho)
  • Ó Cristãos! Tempo é de defender a vosso Rei e de acompanhá-lO em tão grande solidão, que são muito poucos os vassalos que ficaram e muita a multidão que acompanha a Lúcifer; e o que é pior é que se mostram amigos em público e O vendem em segredo; quase não se encontra em quem confiar. (Santa Teresa de Jesus)
  •  Renuncia ao desordenado desejo de saber, porque nele há muita distração e ilusão. (Imitação de Cristo)
  • Uma virtude passageira não é digna de Jesus Cristo; a prova do verdadeiro cristão é a perseverança. (Bossuet)


Leia mais:  



  • (...) a lei humana não pode punir ou proibir todos os males que se praticam, porque, ao querer expurgar todos os males, seguir-se-ia que se suprimissem também muitos bens e se impedisse a utilidade do bem comum, necessário ao convívio humano. (De Libero Arbitrio, Santo Agostinho).
  • (...) ele (Maomé) perverte quase todo o testemunho do Velho e do Novo Testamentos, utilizando-se deles para criar uma invenção própria sua, como pode ser visto por qualquer um que examine sua lei. Foi, portanto, uma decisão astuta de sua parte proibir a seus seguidores de lerem o Velho e o Novo Testamentos, para que estes livros não os convencessem de sua falsidade. Assim, fica claro que os que depositam fé em suas palavras creem por tolice. (São Tomas sobre Maomé).
  • (…) Como não acreditam que José iria aumentar a santidade no tratamento familiar que teve com Jesus Cristo no momento em que eles viviam juntos? José durante esses 30 anos era o melhor amigo, colega de trabalho com quem Jesus conversou e rezou. José ouviu as palavras de vida eterna de Jesus, observando seu perfeito exemplo de humildade, paciência e obediência, sempre aceitou de Jesus assistência útil em tarefas diárias e responsabilidades. Por tudo isso, não podemos duvidar de que, enquanto José viveu em companhia de Jesus cresceu tanto em méritos e santificação que superou todos os santos. (Santo Afonso de Ligório em uma belíssima reflexão acerca de São José. O texto de Santo Afonso de Ligório, poder confirmado pelo princípio estabelecido por Santo Tomás de Aquino que diz: quanto mais nos aproximamos do fogo, que produz calor, mais aquecidos ficamos… a única fonte de toda a santidade é o mesmo Deus. Então, quanto mais perto de Deus estiver a criatura, mais parte terá de sua infinita santidade.).
  • A Igreja é intolerante nos princípios porque crê; mas é tolerante na prática porque ama. Os inimigos da Igreja são tolerantes nos princípios porque não creem; mas são intolerantes na prática porque não amam. (R. M. Garrigou-Lagrange).
  • A Igreja Romana nunca errou, e segundo o testemunho das Escrituras nunca cairá no erro. (Papa São Gregório VII).
  • A mesma carne com que andou (o Senhor) na terra, essa mesma nos deu a comer para nossa salvação? Ninguém come aquela carne sem primeiro a adorar (...); não só não pecamos adorando-a, mas pecaríamos se não a adorássemos. (S. Agostinho, Enn. in Psalmos 89, 9; CCL 39, 1385).
  • A Missa Nova NÃO é legítima porque enfraquece e destrói a Fé, e não expressa adequadamente os dogmas da Igreja sobre o Santo Sacrifício da Missa (Rev. Pe. Peter R. Scott).
  • A obediência cega não é católica; ninguém está isento da responsabilidade por ter obedecido aos homens mais que a Deus, aceitando ordens duma autoridade superior, seja ela do Papa, se se revelam contrárias à vontade de Deus tal como a Tradição no-la faz conhecer com certeza. Não se poderia considerar uma tal eventualidade, certamente, quando o Papa compromete sua infalibilidade, mas ele não o faz senão num número reduzido de casos. É um erro pensar que toda a palavra saída da boca do Papa é infalível. (Monsenhor Marcel Lefebvre, Carta Aberta aos Católicos Perplexos, capítulo 21).
  • Aceitar de bom grado as repreensões é sinal de que amamos as virtudes contrárias aos defeitos de que somos corrigidos. É um grande sinal de progresso na perfeição. (São Francisco de Sales).
  • Afirmamos que a maior parte dos condenados às penas eternas padecem sua perpétua desgraça por ignorar os mistérios da fé que necessariamente se devem saber e crer para que alguém se conte entre os eleitos. Acerbo Nimis. (São Pio X).
  • Alguns Papas, Deus nos dá. A alguns, Ele tolera. Outros, nos inflige. (São Vicente de Lerins).
  • Animam salvasti, animam tuam praedestinasti. (Salvar uma alma é predestinar a própria alma.) (Santo Agostinho).
  • Antigamente, batizavam-se os que eram convertidos; Hoje, é preciso converter os que são batizados; (Padre Antônio Vieira dizia, já na época dele, sobre os (in)fiéis da Igreja).
  • Apoie- se, como fez Nossa Senhora, à cruz de Jesus e nunca lhe faltará conforto. (Santo Padre Pio de Pietrelcina)
  • As crianças não devem receber a religião; têm que pegá-la do meio ambiente, como se pega o sarampo. (Paul Claudel.)
  • Basta amarmos a Deus para nos tornarmos santos; quem nos impedirá de o sermos? (Santa Margarida Maria).
  • Cheguei tarde na Igreja, na filosofia, na política, no jornal e no livro. Cheguei atrasado em tudo, só me restando agora a tentativa de tirar um pouco do atraso na descida da serra, como os trens da Central. (Gustavo Corção).
  • Com efeito, sujeitam-se ao governo humano as ações que podem ser praticadas pelos homens; já o que pertence à natureza do homem não se sujeita ao governo humano, como por exemplo ter o homem alma, mãos ou pés. (Questões sobre a lei na Suma Teológica, Santo Tomás de Aquino, p. 67)
  • Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo. (I Coríntios 1, 17)
  • Deus, propitius esto nobis, peccatoribus.
  • É porventura o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo. (Gálatas 1,10)
  • É verdade que se pode falar abertamente dos pecadores públicos reconhecidos como tais, mas deve ser em espírito de caridade e compaixão e não com arrogância ou presunção por um certo prazer que se ache nisso; este último sentimento denotaria um coração baixo e vil. Excetuo somente os inimigos de Deus e da Igreja, porque a estes devemos combater quanto pudermos, como, são os chefes de heresias, cismas, etc. É uma caridade descobrir o lobo que se esconde entre as ovelhas, em qualquer parte onde encontramos. (São Francisco de Sales).
  • Eia, pois, nós podemos ser mártires mesmo sem os instrumentos do martírio, guardando paciência. (Papa Gregário Magno).
  • Ele foi o servidor fiel e prudente que o Senhor constituiu como o sustentador de sua Mãe, o pai nutrício de sua carne, e o único cooperador fidelíssimo na terra do grande desígnio da Encarnação. (São Bernardo diz de São José).
  • Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. (São João 16, 2)
  • Fala de Cristo apenas quando te perguntarem! Mas vive de tal maneira que te perguntem por Cristo. (Paul Claudel.)
  • Filho, não te aflijas se alguém fizer de ti mau conceito ou disser coisas que não gostas de ouvir. Pior ainda deves julgar de ti mesmo, e avaliar-te o mais imperfeito de todos. Se praticares a vida interior, pouco te importarás de palavras que voam. É grande prudência calar-se nas horas da tribulação, volver-se interiormente a mim, e não se perturbar com os juízos humanos. Não faças depender tua paz da boca dos homens; porque, quer julguem bem, quer mal de ti, não serás por isso homem diferente. Onde está a verdadeira paz e a glória verdadeira? Porventura não está em mim? Quem não procura agradar aos homens, nem teme desagradar-lhes, esse gozará grande paz. É do amor desordenado e do vão temor que nascem o desassossego do coração e a distração dos sentidos. (Imitação de Cristo, Livro II, Capítulo 28).
  • Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, e crescer em ciência quando é atacada. (Santo Hilário de Potiers, Dr. da Igreja).
  • Fuja a inveja, desapareça a pretensão de aspirar à suprema dignidade romana. Estou a falar com quem sucedeu ao Pescador, com o Discípulo da Cruz. Nenhum chefe supremo reconheço senão a CRISTO; por isso me ponho em comunhão com vossa Santidade, isto é, com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja. Quem comer o Cordeiro fora desta casa é profano. Quem não se recolher na Arca de Noé há de perecer por ocasião do Dilúvio. (São Jerônimo ao Sumo Pontífice, Hier. adv. Iovinianum I 26 ML 23, 258).
  • Gli uomini devono unirsi prima per il dogma, che per il culto. (S. Agostino)
  • Hoje tive meu coração todo repleto de uma alegria celeste... Ontem á noite eu rezei tanto á Santíssima Virgem pensando que o seu belo mês ia começar! (Santa Teresinha do Menino Jesus, Novíssima verba, 1° de Maio de 1897).
  • Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte? (Rm 7,24)?
  • Intellectum tibi dabo. (Salmo. 31)
  • Io sento intorno a me dei novatori che vogliono smantellare la Cappella Sacra, distruggere la fiamma universale della Chiesa, rifiutare i suoi ornamenti, darle rimorso per il suo passato storico. Ebbene, mio caro amico, ho la convinzione che la Chiesa di Pietro deve rivendicare il suo passato. (altrimenti si scaverà la fossa. Verrà un giorno in cui il mondo civilizzato rinnegherà il suo Dio, in cui la Chiesa dubiterà come Pietro ha dubitato. Essa sarà tentata di credere che l’uomo è diventato Dio, che il Suo Figlio non è che un simbolo, una filosofia come tante altre, e nelle Chiese i cristiani cercheranno invano la lampada rossa dove Dio li aspetta. (Card. Eugenio Pacelli, 1936).
  • Jamais se vence o erro sacrificando-se qualquer direito da verdade. (Santo Irineu.)
  • Jesus, dê-me o último lugar no paraíso, e o primeiro lugar no amor. (Santo Padre Pio de Pietrelcina
  • Malditos los que están guiados por la soberbia, pues necesariamente caerán. La piedad alimenta a los pobres, pero también el orgullo. En las obras externas no hay diferencias. Entra, pues, en tu conciencia y examínala. Si tu corazón no te acusa de que actúas por vanagloria, no debes tener miedo. Ten miedo sólo de actuar con el fin de ser alabado. (San Agustín - Comentario a la 1 carta de San Juan 8,9)
  • Mas quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a Terra? Lc 18, 8
  • Meu filho, a grandeza do amor que se tem a Deus, é medida pela grandeza do desejo de sofrer muito por amor de Deus; quem se impacienta com a cruz, achará uma outra mais pesada (...) convém fazer da necessidade uma virtude. Os sofrimentos deste mundo são a melhor escola do desprezo do mundo; quem não se matricular nesta escola, merece dó, porque é um infeliz. (Conselho de São Filipe Neri a uma pessoa que se queixava da sua cruz).
  • Não é permitido apresentar-se nos ritos sagrados de infiéis e hereges, caso contrário você será julgado por estar em comunhão com eles. (Santo Afonso de Maria Ligório).
  • Não se deve usar nada com paixão, pois esta não só ofende, perversamente, o costume daqueles entre os quais se vive, como também, ultrapassando-lhes, muitas vezes, os limites, manifesta, com rompantes escandalosos, um descaramento antes escondido sob o véu de costumes públicos. (Santo Agostinho).
  • Não se opor ao erro é aprová-lo, e não defender a verdade é suprimi-la; e a nossa negligência em defender a verdade, quando podemos fazê-lo, é tão pecado quanto incentivar o erro. (Papa São Félix III).
  • Nella vita ho visto persone che tradirono e ingannarono tanto a lungo gli altri che alla fine il loro vero essere non poteva più manifestarsi. (Kierkegaard)
  • Nell'umile è pace indefettibile; nel cuore del superbo, sono, invece, continua smania e inquietudine. (Imitazione di Cristo)
  • No dia do juízo, Deus nos perguntará se temos sido fiéis e não se temos obedecido às autoridades infiéis. A obediência é uma virtude relativa à Verdade e ao Bem. Não é uma virtude, mas um vício, se ela se submete ao erro e ao mal. (Mons. Lefebvre, carta de 9 de agosto de 1986).
  • No regime das almas é preciso ter um copo de ciência, um barril de prudência e um oceano de paciência. (São Francisco de Sales).
  • No sublime sacramento da santa Eucaristia, depois da consagração do pão e do vinho, nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, está contido verdadeira, real e substancialmente sob a aparência das coisas sensíveis. (Decreto sobre o Sacramento da Eucaristia, Concilio de Trento, Cap. 1: A presença real de nosso Senhor Jesus Cristo no santíssimo sacramento da Eucaristia).
  • Non sunt facienda mala ut eveniant bona (Não se pode fazer um mal para se conseguir um bem). (Rom 3,8).
  • Nós não podemos mais, sem faltar gravemente à Verdade e à caridade, dar a entender àqueles que nos escutam e nos leem, que o Papa é intocável, que ele está cheio de desejos de voltar à Tradição e que é a sua. (entourage. (que é culpada, (...). Espero que esta assembleia das religiões, esperando o Comité das religiões no Vaticano, possa abrir-lhes os olhos. (Mons. Lefebvre, carta a Jean Madiran,29 de janeiro de 1988)
  • Nós temos diante de nós pessoas que não têm nenhuma noção da Verdade. Nós seremos constrangidos daqui por diante, cada vez mais, a agir considerando esta Igreja conciliar como não sendo mais católica. (Mons. Lefebvre, carta a Jean Madiran,29 de janeiro de 1988)
  • Nós, tolos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora... (I Coríntios 4, 10-13).
  • Nunca um fiel deixou a Igreja Católica. Somente os infiéis!
  • O dever está sempre acima de tudo. (Paul Claudel.)
  • O homem deveria vibrar, o mundo deveria tremer, o Céu inteiro deveria comover-se profundamente quando o Filho de Deus aparece sobre o altar nas mãos do sacerdote. (São Francisco de Assis).
  • O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens. (Santo Tomás de Aquino)
  • O menor movimento de puro amor, embora pareça inútil, é mais precioso aos olhos de Deus, e mais benéfico à Igreja, do que todas as outras obras juntas. (São João da Cruz, falando da oração , in. Cântico espiritual 13,explicação da estrofe 29).
  • Ó meu Jesus! É por vosso amor, pela conversão dos pecadores, pelo Santo Padre e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria! Muitas vezes esta frase brotou dos inocentes lábios de Jacinta. (Irmã Lucia de Fatima).
  • O mundo passa, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece para sempre (I Jo 2, 17)
  • O Orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios. (Santo Agostinho dizia, já na época dele, sobre o pior dos vícios humanos).
  • O Senhor me deu tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a santa Igreja Romana, por causa de sua ordenação, que, mesmo se eles me perseguissem, recorreria a eles. E a todos hei de respeitar, amar e honrar, como a meus senhores. Nos sacerdotes não quero considerar pecado algum, porque neles reconheço o Filho de Deus e eles são meus senhores. E isto faço porque do mesmo altíssimo Filho de Deus nada vejo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo Corpo e Sangue, que eles consagram e somente eles administram aos demais. (São Francisco de Assis)
  • O sinal de que não amamos alguém é que não lhe damos todo o melhor que existe em nós. (Paul Claudel.)
  • Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa, desde que não se falte à verdade, sendo obra de caridade gritar: ‘Eis o lobo!’, quando está entre o rebanho ou em qualquer lugar onde seja encontrado.(São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, Filotea ou Introdução à Vida Devota, parte III, cap. 28)
  • Permitindo que eu escreva as poucas reflexões espirituais que seguem, antes de entrar, Deus querendo, no seio da Santíssima Trindade, o Espírito Santo me permite realizar o sonho que me fez entrever um dia na Catedral de Dakar: diante da progressiva degradação do ideal sacerdotal, transmitir, em toda a sua pureza doutrinal, em toda a sua caridade missionária, o sacerdócio católico de Nosso Senhor Jesus Cristo, como Ele o transmitiu até à metade do século XX. (Mons. Marcel Lefebvre, Itinerário Espiritual. (Ed. Ichthys 2000, prefácio).
  • Persevere na oração com calma e confiança. (Santo Padre Pio de Pietrelcina)
  • QUANDO DEUS É ULTRAJADO: Somos igualmente culpados tanto ao querer vingar as injúrias que nos são feitas, quanto ao não nos sentirmos tocados por aquelas que se fazem a Deus. Se se trata de nós, muito bem: usemos de mansidão e indulgência quando nos ofendem; mas quando Deus é o ultrajado, não o convém absolutamente suportar. É preciso externar nossa indignação pelo fato. Vede, entretanto, qual é a nossa fraqueza! Somos sensíveis até o ponto de não querer perdoar os nossos inimigos, e não temos senão afabilidade para os que se levantam contra Deus! Moisés não agia assim, conquanto fosse o mais afável dos homens. Ele não deixou de encolerizar-se contra os israelitas quando estes fizeram o bezerro de ouro, e sua cólera, nessa ocasião, foi muito mais santa do que toda a mansidão que ele pudesse ter mostrado. (De uma carta de Santo Isidoro de Pelúsio, monge do deserto de Lychnos, no século V, ao Bispo de Theon , Apud. (Esprit de Saints illustres. (Abbé L. Grimes, Sagnier et Bray Libraires-Editeurs, Paris: 1853, vol. I, p. 149).
  • Quando Deus escolhe alguém para uma missão muito elevada, confere-lhe todos os dons necessários para essa missão. São Bernardino de Sena escreve de São José).
  • Quando Ele não reina pelos benefícios ligados a sua presença, reina por todas as calamidades inseparáveis de sua ausência. (Cardeal Pie).
  • Se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial. Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens (...) tais pinturas nem sempre envolvem um pecado mortal, mas só quando são feitas por uma questão de prazer sensual ou no desprezo de Deus. (São Tomás de Aquino sobre o adorno, maquiagem e roupas.)
  • Se alguém pedir uma palavra de ordem, sempre daremos esta e não outra: Restaurar todas as coisas em Cristo. (São Pio X)
  • Se estais condenados a ver o triunfo do mal, nunca o aplaudais; nunca digais do mal ‘isso é bom’; nunca digais da decadência ‘isso é progresso’; nunca digais da noite ‘isso é luz’; nunca digais da morte ‘isso é vida’. (Cardeal Pie de Poitiers).
  • Se estou enganado, que o Bom Deus me dê a luz que mostre o meu engano, mas não o creio. (Mons. Lefebvre, conferência a seminarista em Ecône, em 8 de junho de 1978).
  • Se eu chegasse à porta do céu e me reclamassem na terra para atender a uma alma de pecador, eu deixaria lá toda a corte celeste para ir salvar essa alma. (São Filipe de Néri).
  • Se eu tenho contra mim todos os bispos, tenho por mim todos os Santos e Doutores da Igreja. (Santo Tomas Moro)
  • Sempre há uma norma absoluta a ser preservada, não importa quão amplos e mutáveis possam ser os costumes morais de plantão. (Papa Pio XII, 8 de novembro de 1957).
  • Siate, Cristiani, a muovervi più gravi: | non siate come penna ad ogne vento, | e non crediate ch'ogne acqua vi lavi. | Avete il novo e 'l vecchio Testamento, | e 'l pastor de la Chiesa che vi guida; | questo vi basti a vostro salvamento. | Se mala cupidigia altro vi grida, | uomini siate, e non pecore matte, | sì che 'l Giudeo di voi tra voi non rida! [...] Considerate la vostra semenza: | fatti non foste a viver come bruti, | ma per seguir virtute e canoscenza. (Divina Commedia: Beatrice: V, 73-81 e XXVI, 118-120)
  • Sou mais feliz com meu crucifixo no leito do que uma rainha em seu trono. (Santa Bernadette)
  • Stat crux, dum volvitur orbis! (A cruz permanece firme, enquanto o mundo gira! (Lema atual da Ordem dos Cartuxos)
  • Tanto quanto está autorizado a resistir a um Papa que comete uma agressão física, do mesmo modo é permitido resistir-lhe, se faz mal às almas ou perturba a sociedade e, com mais forte razão, se procurasse destruir a Igreja. É permitido, digo, opor-se a ele não cumprindo as suas ordens e impedindo que a sua vontade seja realizada. Não é lícito, contudo, julgá-lo, impor-lhe uma punição, nem o depor, pois estes são atos próprios a um superior. (São Roberto Bellarmino, De Romano Pontifice, livro II, capítulo 29)

Aguarde atualizações...


Enric Monserday Vidal (1850-1926), The Crowning of a Mother

_

Leitores