Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Virgen del Valle - Nossa Senhora do Vale

Hoje aconteceu um fato curioso que quero compartilhar aqui para apresentar esse Título de Nossa Senhora que até então eu não conhecia bem.  

Acordei com uma dor-de-cabeça chata, tipo "sinusite", talvez pelo sol demasiado tomado ontem, durante o desfile da Independência, onde fomos levar uma faixa da Escola Sem Partido, para divulgar o projeto. Não sei, talvez. Fato é que a dor estava me tirando a concentração para rezar o Oferecimento do dia do Apostolado da Oração de que fazemos parte, eu e Carla. Enquanto Carla fazia o oferecimento das intenções, eu rezava pedindo concentração para poder rezar bem. Minha cabeça estava um burburinho só, o "volume" interno estava desregulado, e até a voz suave de Carla e a cadência oratória estavam me incomodando... De repente, Carla termina o oferecimento e exclama: "Virgen del Valle!"... É que ela lembrara naquele exato momento o nome da Virgem de quem é devoto Capriles, político que faz oposição ao ditador venezuelano, que há dias tentava lembrar e não conseguia. Pois bem, naquele exato momento em que ela pronuncia este Título da Mãe de Deus se faz um silêncio imediato em minha cabeça, tudo passou... foi extraordinário, inenarrável, pois precisariam compreender o desconforto que eu sentia para compreender o alívio que passei a sentir!!! Foi mais uma graça com que a minha Senhora me presenteou, apesar da miserável que sou!!!  

O fato mais extraordinário foi descobrir que justamente hoje é também a Festa de Nossa Senhora do Vale... Coincidência?... Claro que não! 

Assim, humildemente, publico, hoje, um breve relato da história desse título glorioso para o Oeste da Venezuela, de onde Ela é a Padroeira. Futuramente, vou preparar um artigo exclusivo sobre Ela. 



CLIQUE PARA VER MAIS IMAGENS


Virgen del Valle - Nossa Senhora do Vale


A Veneração da Nossa Senhora do Vale data da época da colonização, lá pelo ano de 1530, quando os espanhóis levaram uma imagem da virgem para a Ilha de Cubágua (uma pequena ilha próxima da cidade de Margarita). 

Em 1542, a imagem foi levada para Margarita, depois de um ciclone ter fustigado Cubágua. 

Em 1608, registou-se uma grande seca em Margarita, e, quando a Virgem foi levada em procissão, o céu escureceu e caiu uma forte chuva sobre a ilha. 

Entre os milagres que lhe são atribuídos o mais célebre é o de um pescador que foi picado por uma raia e que esteve em vias de perder uma perna porque a ferida era de difícil cura. Então, rezou a Nossa Senhora do Vale pedindo para ser curado com a promessa de oferecer-lhe a primeira pérola que encontrasse no fundo do oceano. 

Já curado, 'pescou' uma grande pérola em forma de pé, com a marca de um ferimento, que hoje está em exibição no Museu de Nossa Senhora do Vale, junto a outros objetos de católicos que dizem ter-lhes sido concedido milagres.

A Nossa Senhora do Vale é, para os venezuelanos, a Padroeira do Oriente da Venezuela e também dos pescadores, venerada principalmente na ilha de Margarita e no Estado costeiro de Anzoátegui, onde milhares de pessoas participam em grande procissões e dezenas de embarcações saem ao mar transportando uma imagem da santa, para homenageá-la. As festividades estendem-se ainda a Estados do sul e centro da Venezuela, como Delta Amacuro, Bolívar e Guárico.

Os portugueses juntam-se, hoje, a milhares de venezuelanos nas celebrações da Nossa Senhora do Vale, a padroeira da ilha de Margarita, Estado de Nova Esparta, e de várias localidades da Venezuela, a quem fazem pedidos e agradeceram milagres concedidos.

Com base nesta notícia

Aqui tem uma história: http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=209&mes=abril2002


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores