Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

26 de maio: Santo Eleutério

26 de maio.

Santo Eleutério


Papa e Mártir 
Pontificado 174 a 189




Santo Eleutério, sucessor de São Sotero foi o 13º governante da Igreja de Cristo a receber, assim como seus antecessores, a coroa heroica do martírio. Era grego de Nicópolis e durante o pontificado de Santo Aniceto (11º Papa), ascendeu ao diaconato, onde atuou com brilho e empenho. Presenciou, assim, as perseguições que culminaram no martírio de inúmeros cristãos, pelas mãos dos imperadores e magistrados que trabalhavam em conluio com altos líderes pagãos e heresiarcas, que temiam a crescente expansão da verdadeira doutrina. 

Foi eleito no ano de 174 e traçando o mesmo rumo dos predecessores, combateu veemente os falsos deuses e doutrinas contrárias à verdade. Fixou, assim, diversas metas visando dar continuidade a luta ora empreendida, sobre o solo banhado de sangue pelas baixas do martírio. Tão eficaz foram suas prédicas, que o fogo da heresia e do paganismo sentiram duro golpe. As chamas do erro começaram a declinar, de forma que conseguiu estabelecer-se um tempo de paz para os fiéis católicos. Muitas conversões se verificaram entre cidadãos de Roma e também pessoas da alta nobreza. Cansados da superstição, e principalmente da constante investida imperial contra os cristãos, vítimas das crueldades mais abomináveis, acabaram convertendo-se ao Senhor e agregaram-se ao povo de Deus, engrossando as fileiras da verdade, sob a luz do Evangelho.

Durante esta proveitosa fase de evangelização, mandou dois varões justos, Damião e Fugácio à Inglaterra para ensinar os princípios da fé a Lúcio, rei daquele império. Ele os recebeu alegremente. Atento aos ensinamentos da verdade, junto com a esposa e grande parte da população, aceitou finalmente em receber o santo Batismo. Isto o fez publicamente, arrebanhando adeptos em todos os cantos reino. Foi o primeiro governo do mundo a declarar-se cristão, por decreto público e com parecer firmado pelo rei diante dos súditos. Esta célebre conversão ocorreu por volta do ano 183.


Inconformada pelos ventos a favor da são doutrina, a chama da heresia tentou de todas as formas reerguer-se. Uniram-se os líderes da heresia neste embate, que foi protagonizado pelos Severianos, Marcionitas e Valentinianos. Santo Eleutério, porém, contra-atacou imediatamente e grande auxílio recebeu de Santo Irineu, amigo e discípulo de São Policarpo e de Papias. Ele (Santo Irineu) havia sido enviado pela Igreja de Lion - França, local onde redigiu inúmeros escritos contra os hereges, mostrando com grande sabedoria, os disparates que ensinavam para confundir o rebanho. Retornando a Lion, foi consagrado bispo e sofreu constantes perseguições, para ser posteriormente derramar seu sangue pela fé.

Santo Eleutério firmou muitos decretos canônicos, alguns deles destinados a aniquilar alguns conceitos heréticos, que tentavam disseminar-se entre a santa doutrina. Uma seita puritana fanática, intitulada de montanistas ou maniqueus, tentava difundir a proibição divina do consumo de carne e alguns outros manjares, que aos olhos do Deus seriam maus na sua essência. Alegavam ainda que os fiéis deveriam agir assim, para refrear todos os seus apetites carnais. Como tal conceito ameaçava infiltrar-se no seio da Igreja, o Santo Padre decretou que ninguém poderia desprezar, por mera supertição, gênero algum de alimento que Deus deixou à disposição para consumo humano. Disse ainda não ser lícito ao homem desprezar e abster-se definitivamente de qualquer alimento, mesmo que farto e saboroso. Mas que a abstinência deveria ser praticada em obediência à Igreja, mesmo porque estabelecera os tempos próprios do ano, dedicados ao jejum e à abstinência. Deixou claro ainda, que ninguém pode definir como mau, os alimentos de consumo que o Senhor concedeu aos homens.

Outros decretos canônicos que firmou em seu pontificado, foi que nenhum sacerdote fosse sumariamente deposto, sem que primeiro fosse legitimamente comprovada a existência de delito grave, e que nenhum ausente fosse condenado antes de ser ouvido. Procedeu, por três vezes, ordenações no mês de dezembro, e nessas vezes ordenou oito diáconos, doze presbíteros e quinze bispos.

Governou com sabedoria o rebanho de Cristo e, pela sua firmeza de caráter e energia contra as chamas do erro, acabou sendo martirizado no governo do imperador Cômodo. Não há, porém, detalhes precisos que especifiquem o tipo de martírio com que glorificou a Deus.  





COMENTARISTA, LEIA ANTES O 
LEIA ANTES DE COMENTAR
THANKS! 
  
* * *
 
http://edicoescristorei.blogspot.com.br

*
É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um e-mail para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores