Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

SÃO JOÃO DA CRUZ

24 de novembro

São João da Cruz

Confessor e Doutor 
Doctor Mysticus (Doutor Místico)
 
 

São João da Cruz, O.C.D. (em espanhol: Juan de la Cruz) foi um místico, sacerdote e frade carmelita espanhol.  

São João da Cruz nasceu Juan de Yepes y Álvarez, por volta de 1540, em uma família de conversos (descendentes de muçulmanos ou judeus convertidos ao Cristianismo) em Fontiveros, perto de Ávila, em Castela a Velha, Espanha, e foi um dos mais importantes expoentes da Contrarreforma.

Grande reformador da Ordem Carmelita, é considerado, juntamente com Santa Teresa de Ávila, o fundador dos Carmelitas Descalços.  


São João também é conhecido por suas obras literárias; e, tanto sua poesia quanto suas investigações sobre o crescimento da alma, são consideradas o ápice da literatura mística e se destacam entre as grandes obras da literatura espanhola.

São João da Cruz foi beatificado em 25 de janeiro de 1675, pelo Papa Clemente X e canonizado em 27 de dezembro de 1726, pelo Papa Bento XIII. Em 1926, foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI, depois de uma opinião definitiva dada por Reginald Garrigou-Lagrange O.P., professor de filosofia e teologia da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma, e São João passou a ser conhecido também como "Doctor Mysticus". 



Monte de perfección o Monte Carmelo, obra de San Juan de la Cruz

CLIQUE PARA AUMENTAR
A Subida do Monte Carmelo segundo a primeira edição de 1618, de Diego de Astor. Segundo Dicken, esta imagem não é uma representação fiel do pensamento de João e nem é fiel ao desenho original de João. Ela foi publicada pela primeira vez em 1929, e é uma cópia de 1759 da original (perdida), quase certamente desenhada pelo próprio João. É esta, porém, que acabou influenciando as representações do "Monte", como a que aparece na edição veneziana de 1748, e na genovesa de 1858 das obras de João.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Cruz.

Leia esta extensa biografia de São João: https://biografiadossantos.wordpress.com/2010/04/17/sao-joao-da-cruz-doutor-da-igreja/.

Leia no Pale Ideas: Desmascarando falsos sinais de santidade e revelações divinas: http://farfalline.blogspot.com/2012/08/Desmascarando-santidades.html
 

    

É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um email para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: Delivered by FeedBurner  Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas! _

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores