Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Declaração da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’.

OPERAÇÃO MEMÓRIA. Outubro 2012. O que dizia a Igreja visível (apóstata) sobre os "colóquios" com Fellay de Menzingen. Para refrescar a memória.

Declaração da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’.



A Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei" aproveita esta ocasião para anunciar que, em seu mais recente comunicado oficial (6 de setembro de 2012), a Fraternidade Sacerdotal São Pio X indicou que necessita de um prazo adicional para refletir e estudar a sua resposta às últimas iniciativas da Santa Sé.

O estágio atual das discussões em curso entre a Santa Sé e a Fraternidade Sacerdotal segue três anos de diálogos doutrinais e teológicos durante o qual uma comissão conjunta se reuniu oito vezes para estudar e discutir, entre outros assuntos, algumas questões disputadas na interpretação de determinados documentos do Concílio Vaticano II. Uma vez que esses diálogos doutrinais foram concluídos, tornou-se possível prosseguir para uma fase de discussão mais diretamente concentrada na reconciliação grandemente desejada da Fraternidade Sacerdotal São Pio X com a Sé de Pedro.

Outros passos cruciais nesse processo positivo de reintegração gradual já foram dados pela Santa Sé em 2007 com a extensão da Forma Extraordinária do Rito Romano para a Igreja Universal [então, antes disso, a "forma extaordinária" não era v=alida para toda a Igreja... ou seja, em algum momento a Santa Missa Tridentina foi realmente proibida, eliminada, suprimida"] através do Motu Proprio Summorum Pontificum e, em 2009, com o levantamento das excomunhões. Há apenas alguns meses um ponto culminante ao longo deste difícil caminho foi alcançado quando, em 13 de junho de 2012, a Pontifícia Comissão apresentou à Fraternidade Sacerdotal São Pio X uma declaração doutrinal juntamente com uma proposta para a normalização canônica de seu status dentro da Igreja Católica [ou... ACORDO].

Atualmente, a Santa Sé está aguardando a resposta oficial dos superiores da Fraternidade Sacerdotal a esses dois documentos. Após trinta anos de separação [os cismáticos reconhecem o cisma!], compreende-se que é preciso tempo para absorver o significado desses acontecimentos recentes. Como nosso Santo Padre Bento XVI busca fomentar e preservar a unidade da Igreja ao realizar a tão esperada reconciliação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X com a Sé de Pedro – uma manifestação dramática do munus Petrinum em ação – necessitamos de paciência, serenidade, perseverança e confiança.


Por Vatican Information Service
Tradução: Teresa Maria Freixinho 

Fonte: http://dominusvobis.blogspot.com/2012/10/declaracao-da-pontificia-comissao.html.

  

*
É possível que, ao enviar este post por e-mail, o botão de doação acima não funcione. Nesse caso, envie um e-mail para edicoes.cristo.rei@gmail.com, ou diretamente para o Rev. Pe. Cardozo: runaejcv@gmail.com.

Para assinar o PALE IDEAS, informe abaixo o seu e-mail e clique em Assine. Em breve receberá um email de confirmação. Basta clicar no link e... pronto!   Informe seu e-mail: . Delivered by FeedBurner  . Assim, não perderá nenhuma das postagens do Pale Ideas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores