Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2015

BIOGRAFIAS: TOMÁS DE CELANO

Tomás de Celano ou Tommaso da Celano (1200 c.a. -1265 c.a.) foi um frade da Ordem dos Frades Menores, sendo um dos primeiros discípulos do Poverello, tendo entrado na Ordem por volta de 1215. Também foi um poeta e um escritor, sendo autor de três obras biográficas sobre São Francisco de Assis, tendo estado presente a dois eventos notáveis: a morte do Santo (03-10-1226) e sua canonização (16-07-1228), por ocasião da qual o Papa Gregório XI encomendou seu primeiro trabalho literário: “Vita prima S. Francisci” (1228/1229), sobre o início da vida de São Francisco de Assis; contudo, esta biografia foi considerada insatisfatória por parte dos franciscanos, e foi escrita outra “Vita”, com base em testemunhos de outros franciscanos que seguiram Francisco de perto; por fim, todos esses escritos foram condenados à destruição e substituídos pela Legenda maior de São Boaventura de Bagnoreggio. O segundo trabalho foi “Vita secunda S. Francisci” (1246/1247), encomendado por Crescentius de Jessi, ministro geral da Ordem Franciscana entre 1244 e 1247, e descrevia as décadas seguintes à sua morte. O terceiro é um tratado dos milagres do santo: “Tractatus de miraculis S. Francisci” (1254/1257), encomendado por João de Parma. Tomás também escreveu: “Legenda ad Usum chori” (um resumo da vida do Santo feito para os frades lerem nas suas celebrações, que compendia muito bem a experiência religiosa do homem que se apaixonou por Deus, pela criação, e experimentou tudo que Jesus “tinha feito na carne”. O texto latino publicado na AF X em 1941 e reapresentado nas “Fontes Franciscani” foi reconstruído pelos estudiosos de Quaracchi a partir de onze manuscritos, inclusive o 338 de Assis; ler aqui), “Fregit victor virtualis” e “Sanctitatis nova signa” (PDF), ainda em honra de São Francisco, e “Legenda S. Clarae Virginis” (1255), quando da canonização da Santa. O belíssimo hino “Dies Irae” é atribuído a ele.  

Nota n. 3 da Encíclica SACRA PROPEDIEM, de Papa Bento XVI: http://farfalline.blogspot.com/2015/01/bento-xv-sacra-propediem-1921.html.

Giulia d'Amore


  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores