Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

São Lourenço, Mártir

10 de agosto

São Lourenço

Mártir 

MARTIRIO DI SAN LORENZO
de Siciolante da Sermoneta
Lourenço nasceu em Osca (Huesca), na Espanha, na primeira metade do século II. Viajou para Roma, centro da Cristandade, onde se distinguiu pela sua piedade, caridade e integridade de costumes. Graças a suas virtudes, Papa Xisto II o nomeou diácono da Igreja, para supervisionar a administração dos bens, receber e guardar as ofertas, prover aos necessitados, aos órfãos e às viúvas. Por essas suas atividades, Lourenço se tornou conhecido no meio cristão em Roma, e um dos mártires mais venerados, com muitas igrejas e capelas construídas em sua honra no decorrer dos séculos.

Lourenço foi capturados pelos soldados do imperador Valeriano no dia 6 de agosto de 258, nas catacumbas de São Calixto, junto ao Papa Xisto II e outros diáconos. Enquanto estes foram sumariamente executados, Lourenço foi poupado para que entregasse os tesouros da Igreja. Consta que em resposta a Valeriano que lhe exigia a entrega dos bens, Lourenço apresentou pobres e doentes dizendo: "Eis os tesouros da Igreja".

Em seguida, Lourenço foi entregue ao centurião Hipólito, que o prendeu em um subterrâneo de seu palácio. No mesmo lugar escuro, úmido e apertado, também estava aprisionado certo Lucillo, que era cego. Lourenço confortou o companheiro de sofrimento, o encorajou, o catequizou na Doutrina de Cristo e, utilizando-se de um pouco de água que brotava do solo, o batizou. Logo após o batismo, Lucillo recuperou a visão.  


O centurião Hipólito costumava visitar seus prisioneiros com frequência; constatando o milagre, e tocado pela serenidade e mansidão dos prisioneiros, e iluminado pela graça de Deus, se dez cristão, recebendo também ele o batismo das mãos de Lourenço. Depois, reconhecido como cristão, foi amarrado ao rabo de cavalos e arrastado entre pedras e espinhos até a morte. 

Lourenço foi queimado vivo em cima de uma grelha, em um lugar próximo à prisão. Seu corpo foi levado ao Campo Verano, nas Catacumbas de Santa Ciriaca.  

O martírio de São Lourenço é datado no Martirológio no dia 10 de agosto de 258 d.C. Em memória desses fatos, foram erguidas em Roma três igrejas: San Lorenzo in Fonte (no lugar de sua prisão), San Lorenzo in Panisperna (lugar do martírio) e San Lorenzo al Verano (lugar de sua sepultura).  Historicamente, porém, foram cerca de 30 as igrejas dedicadas a São Lourenço, santo muito amado e co-padroeiro de Roma.  

Leia sobre São Lourenço e o Santo Graal: http://farfalline.blogspot.com.br/2011/08/lourenco-alem-das-estrelas-o-martir-que.html.



Fontes: 


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores