Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

São Bartolomeu, Apóstolo

24 de agosto  

São Bartolomeu

Apóstolo  



Hoje a Igreja celebra a festa do Apóstolo São Bartolomeu.  

Bartolomeu, também chamado Natanael, foi um dos doze primeiros Apóstolos de Jesus. É assim descrito nos Evangelhos e no livro dos Atos dos Apóstolos.  

Bartolomeu nasceu em Caná, na Galiléia, uma pequena aldeia a quatorze quilômetros de Nazaré. Era filho do agricultor Tholmai. No Evangelho, ele também é chamado de Natanael. Em hebraico, a palavra "bar" que dizer "filho" e "tholmai" significa "agricultor". Por isso os historiadores são unânimes em afirmar que Bartolomeu-Natanael trata-se de uma só pessoa.  


Seu melhor amigo era Filipe e ambos eram viajantes. Foi o Apóstolo Filipe que o apresentou ao Messias. Até esse seu primeiro encontro com Jesus, Bartolomeu era cético e, às vezes, irônico com relação às coisas de Deus. Porém, depois de convertido, tornou-se um dos Apóstolos mais ativos e presentes na vida pública de Jesus.  

Mas a melhor descrição que temos de Bartolomeu foi feita pelo próprio Mestre: "Aqui está um verdadeiro israelita, no qual não há fingimento".  

Ele teve o privilégio de estar ao lado de Jesus durante quase toda a missão do Mestre na Terra. Compartilhou seu cotidiano, presenciou seus milagres, ouviu seus ensinamentos, viu Cristo ressuscitado nas margens do lago de Tiberíades e, finalmente, assistiu a sua Ascensão aos Céus.  

Depois de Pentecostes, Bartolomeu foi pregar a Boa Nova em terras distantes. O relato de suas viagens e de seu extraordinário apostolado, alimentou as histórias e os relatos de pessoas de regiões longínquas do mundo. A mais conhecida é da Armênia, que conta que Bartolomeu foi evangelizar as regiões da Índia, Armênia Menor e Mesopotâmia. Superou dificuldades incríveis, de idioma e cultura, e converteu muitas pessoas e várias cidades à Fé cristã, pregando o Evangelho com fé e coragem. Foi na Armênia, depois de converter o rei Polímio, a esposa e mais doze cidades, que ele teria sofrido o martírio, motivado pela inveja dos sacerdotes pagãos, os quais insuflaram Astiages, irmão do rei, e conseguiram uma ordem para matar o Apóstolo.  

Bartolomeu foi esfolado vivo e, como não morreu, foi decapitado. Era o dia 24 de agosto de 51. A Igreja comemora São Bartolomeu Apóstolo no dia de sua morte. Ele se tornou o modelo para aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus no seguimento do Senhor Jesus Cristo.
 

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores