Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2015

Santa Sabina, Mártir

29 de agosto 

Santa Sabina (ou Sabrina)

Mártir 
 

Patrícia do século II, foi decapitada por causa da Fé.  

Em sua Passio, se lê que era uma nobre pagã, esposa do Senados Valentino, que se converteu ao Cristianismo por influência de sua serva Serápia.  Com esta, de noite, descia nas catacumbas, onde os cristãos se reuniam clandestinamente para fugir das perseguições imperiais. Quando Serápia é capturada e morta a pauladas, também Sabrina é descoberta, sofrendo o martírio por volta do ano 120 d.C.  

As relíquias das duas mártires, junto com as de Alessandro, Evenzio e Teodulo, se encontram na Basílica de Santa Sabina all’Aventino, fundada em 425 d.C. por Pietro d’Illiria, sobre os escombros de um antigo "Titulus Sabinae" (talvez a santa, além de ser patrona, foi também fundadora e protetora). São Domingos fundou no local a sua Ordem, em 1219. Ainda se pode ver sua cela, transformada em capela. No claustro do convento se pode admirar o pé de laranja que o Santo quando da fundação da Ordem dos Pregadores. Até o mais célebre dos dominicanos ensinou nesse convento.  


Santa Sabrina é representada com um livro, a palma e a coroa. Com estes dois últimos atributos aparece em uma das primeiras representações (século VI) na Igreja de Sant’Apollinare Nuovo em Ravenna. 

Fonte: http://www.santiebeati.it/dettaglio/91096
Tradução: Giulia d'Amore.



+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores