Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Encontro das Relíquias de Santo Estevão

03 de agosto

Encontro das Relíquias de Santo Estevão


A Igreja instituiu esta segunda festa do Santo Protomártir Estevão para comemorar a descoberta (invenção) de suas relíquias junto às de Gamaliel, Habib e Nicodemos, pelo Padre Luciano, em Gamala da Palestina, em dezembro do ano 415, e no túmulo constava a inscrição “KEAYEA CELIEL”, que significa “Servo de Deus”. O Bispo de Lidda, avisado pelo Padre Luciano, estava presente na exumação. 

Chamamos também de "invenção das relíquias", que é o fato do descobrimento delas, assim como também se diz “invenção da Santa Cruz” ou “invenção do Brasil”, significando, neste caso, descobrimento, achado.

Segundo um relato atribuído a Padre Luciano, fora revelado em sonho, a ele e ao monge Migecio, o lugar onde podiam encontrar as relíquias do Santo Protomártir. Tendo sido descobertas conforme a revelação, foram solenemente trasladadas para Jerusalém pelo Arcebispo João, juntamente com os Bispos Eleutério de Sebaste e Eleutério de Jericó. No dia 26 de dezembro desse mesmo ano, as Relíquias foram transladadas para Sião. Naquela época reinava uma grande seca e, no exato momento do translado do corpo, uma chuva copiosa regou a terra. Grande número de pessoas acompanhou o que podemos considerar a primeira procissão de Santo Estêvão. No ano de 425, por intervenção do imperador Teodósio, o Jovem (408-450), as relíquias foram levadas para Roma, na Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, até o dia 02 de agosto, quando foram solenemente transferidas para uma igreja construída em honra do Protomártir Santo Estêvão.  

Fragmentos destas relíquias foram distribuídos para vários lugares do mundo, o que contribuiu para a propagação da devoção a Santo Estevão.  

Incontáveis milagres foram operados por Deus através de sua intercessão. Santo Evódio, bispo de Uzalum, na África, e Santo Agostinho (em A Cidade de Deus), nos deixaram relatados muitos desses milagres.
"Está bem que, desejando obter, por sua intercessão, bens temporais, o imitemos de tal modo que possamos alcançar, finalmente, os bens eternos".  

Certamente, Deus se fez homem para curar os males temporais, pois, durante a sua vida mortal, curou os enfermos, libertou os possessos e socorreu aos necessitados, dando-nos uma prova sensível do seu poder divino e indicando que veio para nos livrar das enfermidades.

Depois da morte de Santo Estêvão por apedrejamento pelos judeus, o seu corpo não teve um sepultamento, mas foi atirado às bestas e aves, ao tempo. Gamaliel, um fariseu, membro do Grande Conselho, e doutor da lei e respeitado por todo o povo, tendo se voltado para a Fé em Jesus Cristo como o Messias, aquele mesmo que saiu em defesa dos Apóstolos no Sinédrio (At 5, 34-40), na segunda noite após a morte de Estevão enviou pessoas de sua confiança para que encontrassem e trouxessem a ele o seu corpo, sepultando-o numa caverna de sua propriedade não muito longe de Jerusalém. Mais tarde, Gamaliel se fez batizar com seu filho Habib.  


O segredo do lugar do sepultamento de Estevão foi deixado com Nicodemos, o discípulo que, durante a noite, visitava Jesus (Jo 3, 1-21; 7, 50-52; 19, 38-42). Depois de mortos, os corpos de Gamaliel e de seu filho Habib foram sepultados perto do lugar onde estava sepultado Estevão. [...]  



Fontes:  
http://santosortodoxos.blogspot.com.br/2013/08/descoberta-e-transladacao-das-reliquias.html. 
http://www.paroquiasantoestevaomartir.com.br/site/?secao=artigos&cod=8&titulo=INVEN%C7%C3O+DAS+REL%CDQUIAS+DE+SANTO+EST%CAV%C3O&autor=Ideovaldo+Ribeiro+de+Almeida+.

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores