Pesquisar este blog

sábado, 20 de junho de 2015

Festa do Puríssimo Coração de Maria

Festa do Puríssimo Coração de Maria 



 
Em 1799, Papa Pio VI, feito cativo em Florença, concedeu ao Bispo de Palermo a Festa do Puríssimo Coração de Maria para algumas igrejas em sua diocese.  

Em 1805, Pio VII fez uma nova concessão, graças à qual a festa foi logo amplamente observada. Tais eram as condições de existência quando um duplo movimento, iniciado em Paris, deu um vivo ímpeto à devoção. Os dois fatores deste movimento eram, sobretudo, a revelação da "medalha milagrosa" (em 1830) e todos os prodígios que se seguiram, e também o estabelecimento, em Notre-Dame-des-Victoires, da Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria, Refúgio dos Pecadores, que rapidamente se espalhou pelo mundo e foi fonte de incontáveis graças.  

Em 21 Julho de 1855, a Congregação dos Ritos finalmente aprovou o Ofício e a Missa do Coração Puríssimo de Maria sem, contudo, impô-los à Igreja Universal. (...)

Fonte: Bainvel, Jean. "Devotion to the Immaculate Heart of Mary." The Catholic Encyclopedia. Vol. 7. New York: Robert Appleton Company, 1910. http://www.newadvent.org/cathen/07168a.htm.


Apêndice (Missal Quotidiano e Vesperal, Dom Gaspar Lefebvre, 1961):

Depois de ter, em plena guerra, consagrado o Gênero Humano ao Imaculado Coração de Maria, para o colocar por este modo debaixo da particular proteção da Mãe do Salvador, S. Santidade Pio XII decretou, em 1944, que todos os anos se celebrasse doravante, na Igreja inteira, uma festa especial em honra do Coração Imaculado, no dia 22 de agosto. É já antiga a devoção ao Coração Imaculado de Maria. No século XVII propagou-a muito S. João Eudes, juntamente com a do Sagrado Coração de Jesus. No século XIX, Pio VII e depois Pio XI concederam a várias Igrejas particulares uma festa do "Coração Puríssimo de Maria", fixada primeiramente no Domingo depois da Assunção e, mais tarde, no sábado que se segue à Festa do Sagrado Coração. Pio XII transferiu-a para 22 de Agosto, com o nome de Festa do Imaculado Coração de Maria, e designou-lhe como principal intenção pedir, por intercessão da Ss. Virgem, a "paz para os povos, a liberdade da Igreja, a conversão dos pecadores, o amor da pureza e a prática da virtude" (Decreto de 4 de maio de 1944). 



  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores