Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2015

10 de maio: Santo Antonino de Florença

10 de Maio 

Santo Antonino de Florença

Bispo e Confessor  


Santo Antonino de Florença
Antonino Pierozzi nasceu no 1º de março de 1389 em Florença, Itália. Quando tentou pela primeira vez entrar para a Ordem dos Dominicanos, foi recusado por causa da sua saúde precária. Quando persistiu, o Prior disse que ele só entraria se recitasse toda a lei canônica de memória, e assim ele ficou a decorar um livro considerado impossível de decorar durante um ano inteiro. Um ano depois voltou, recitou para o Prior o livro e foi admitido. Mais tarde foi ordenado padre e indicado Prior. Foi membro do Concílio de Florença, que procurava acabar a divisão entre as igrejas do leste e do oeste; também foi Vigário-Geral dos Dominicanos e Arcebispo de Florença. Foi um grande teólogo e conseguia curar varias doenças apenas com sua benção e oração.

Era um escritor de leis internacionais e de teologia moral. É muito conhecido pelo seu notável trabalho “Summa moralis”, o qual é considerado o alicerce da moderna teologia moral. Estava sempre consciente dos problemas sociais e econômicos, e ensinava que o Estado tinha o dever de intervir nos negócios comercias do bem comum, para ajudar os necessitados e desafortunados. Foi um dos primeiros cristãos a ensinar que o dinheiro investido no comércio e indústria era um verdadeiro capital - era ilegal não usá-lo no interesse do País e de seu povo, mas também era ilegal cobrar juros sobre ele, e foi um forte oponente da usura.


Sua primeira preocupação sempre foi os fiéis de sua Diocese, para os quais sempre deu um exemplo de vida simples, austero e inflexível integridade. Ele pregava regularmente, fazia uma visita anual a todos os paroquianos da diocese; acabou com os jogos, opôs-se à usura e à magia; impediu  os abusos de todas  as espécies e serviu de exemplo da caridade cristã. Cada dia ele concedia uma audiência a quem desejasse falar com ele. Ninguém apelava
em vão para a sua ajuda, material ou espiritual.

Antonino ficou conhecido pela sua bondade para com os pobres, e havia muitos na cidade de Florença. Ele plantou em seu próprio jardim (retirando as flores) uma horta destinada aos  pobres.

Ele dava o que estava em sua mesa, comida, roupa, e às vezes mobília. Não possuía nenhum objeto precioso como joias. No seu estábulo tinha costumeiramente apenas uma mula, que ele às vezes vendia para ajudar um pobre. Quando isso acontecia, algum rico cidadão comprava o animal e oferecia-o de presente ao Arcebispo. Em seu estabelecimento particular, às vezes havia mais de 600 famílias. Funcionava como a notória Sociedade São Vicente de Paulo.

Quando veio a praga de 1448, foi o santo Arcebispo quem liderou a coleta e ajudou a cuidar dos doentes; milagrosamente, ele não contraiu a terrível doença. Muitos dominicanos morreram da praga, mas Antonino continuou a fazer o seu trabalho a pé, junto a seu rebanho, e nada sofreu.  


Durante o terremoto de 1453, ele, de forma similar, ajudou a todos que podia. A sua caridade fez com que muitos ricos seguissem seu exemplo e ajudassem os pobres e os aflitos.

Faleceu em 2 de Maio de 1459 em Florença, Itália. Foi canonizado em 31 de Maio de 1523, pelo Papa Adriano VI. É invocado contra a febre. É representado na arte litúrgica da Igreja (1) com uma balança onde ele pesa as falsas mercadorias contra a palavra de Deus; ou (2) com o chapéu de Bispo; ou (3) segurando a cruz e dando a absolvição.

Seu corpo foi encontrado incorrupto em 1559, quando do traslado de suas relíquias. 



Corpo incorrupto


Visto em: http://www.cademeusanto.com.br/santo_antonino_florenca.htm. 


 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores