Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

O caminho para a Santidade

"Medita em todo momento as palavras de Deus, persevera na fadiga, dá graças em todas as coisas, fuja dos aplausos dos homens, ama a quem te corrige no temor de Deus. Que todos te sejam de proveito, para que tu sejas de proveito a todos. Persevera em tua obra e em palavras de bondade. Não dês um passo adiante e outro atrás, a fim de que Deus não deixe de te amar. A coroa, com efeito, será para quem haja perseverado. Obedece sempre mais a Deus, e Ele te salvará".

(São Pacômio - Rancor de um Monge)  



São Pacômio, nascido em 292 d.C., provinha de família pagã e converteu-se ao Cristianismo quando contava com 20 anos de idade, seguindo educação ascética. Em 320, fundou seu primeiro mosteiro em Tabenesi, na Tebaída (Alto Egito), dando início ao monacato cenobita (comunitário), que perdura até os nossos dias. Morreu em 346, deixando como obras a "Regra Monástica", com 194 artigos, diversas exortações a seus monges, e 11 cartas a abades e irmãos religiosos. Sua memória é comemorada pela Igreja em 9 de maio. A Ordem Beneditina comemora no dia 15 de maio.

Este trecho é tirado de uma de suas exortações aos monges, tratando do perigo do rancor. Como é sabido, os primeiros monges se isolavam no deserto; com Pacômio, surgem as primeiras comunidades de monges, que se caracterizam pela partilha total dos bens, oração comum, observância à mesma Regra, trabalho manual e obediência absoluta ao abade.

Exortação pronunciada por nosso mui venerável santo padre Pacômio, o santo Arquimandrita, em motivo de um irmão que guardava rancor contra outro. Em tempos do abade Ebonh, que havia levado aquele irmão a Tabennesi, Pacômio lhe dirigiu estas palavras na presença de outros padres anciãos, para sua grande alegria, na paz de Deus! Desçam sobre nós suas santas bênçãos e as de todos os santos! Que todos possamos ser salvos! Amém.


Leia a Exortação de São Pacômio sobre o Rancor de um Monge



Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores