Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

VIDA: São Cirilo de Jerusalém

18 de Março 

São Cirilo de Jerusalém

Bispo, Confessor e Doutor 

clique para mais imagens
Nascido em torno do ano 315, em Jerusalém ou perto dela, Cirilo recebeu uma ótima formação literária, que se converteu no fundamento de sua cultura eclesiástica, centrada no estudo da Bíblia. Foi ordenado presbítero pelo Bispo Máximo, e quando este morreu ou foi deposto, no ano 348, foi ordenado Bispo por Acácio, influente metropolitano de Cesaréia da Palestina, um filo-ariano, convencido de que era seu aliado. Por este motivo, deu-se a suspeita de que havia alcançado a nomeação episcopal após ter feito concessões ao Arianismo.

Na realidade, rapidamente, Cirilo enfrentou Acácio não só no campo doutrinal, mas também no da jurisdição, pois Cirilo reivindicava a autonomia de sua própria sede com relação à do metropolitano de Cesaréia.  


Em cerca de vinte anos, Cirilo experimentou três exílios: o primeiro, no ano 357, após ter sido deposto por um Sínodo de Jerusalém; no ano 360, um segundo exílio provocado por Acácio e, por último, um terceiro, mais longo - durou onze anos -, no ano 367, por iniciativa do imperador filo-ariano Valente. Só em 378, depois da morte do imperador, Cirilo pôde voltar a tomar definitivamente posse de sua sede, restabelecendo entre os fiéis a unidade e a paz. 


A favor de sua ortodoxia, posta em dúvida por algumas fontes da época, advogam outras fontes da mesma antiguidade. Entre elas, a mais autorizada é a carta sinodal do ano 382, depois do Segundo Concilio Ecumênico de Constantinopla (381), no qual Cirilo havia participado com um papel destacado. Nessa carta, enviada ao pontífice romano, os bispos orientais reconhecem oficialmente a mais absoluta ortodoxia de Cirilo, a legitimidade de sua ordenação episcopal e os méritos de seu serviço pastoral, ao qual a morte pôs ponto final no ano de 386/387.

Dele, conservamos 24 famosas catequeses, que pronunciou como Bispo, por volta do ano 350. Introduzidas por uma "Procatequese" de acolhida, as primeiras 18 estão dirigidas aos catecúmenos ou "iluminados" ("photizomenoi"). Foram pronunciadas na Basílica do Santo Sepulcro.  


As primeiras (1-5) falam respectivamente das disposições prévias ao Batismo, da conversão dos costumes pagãos, do Sacramento do Batismo, das dez Verdades Dogmáticas contidas no Credo ou Símbolo da Fé.

As sucessivas (6-18), constituem uma "catequese contínua" sobre o Símbolo de Jerusalém, em chave antiariana. Entre as últimas cinco (19-23), chamadas "mistagógicas", as duas primeiras desenvolveram um comentário aos ritos do Batismo, as últimas três falam do Crisma, do Corpo e do Sangue de Cristo e da Liturgia Eucarística. Incluem a explicação do Pai Nosso ("Oratio dominica"), que apresenta um caminho de iniciação à oração, que se desenvolve paralelamente à iniciação aos três sacramentos, o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.

O fundamento da educação na Fé Cristã se desenvolvia, em parte, em chave polêmica contra os pagãos, os judeu-cristãos e os adeptos do Maniqueísmo. A argumentação se fundamentava na aplicação das promessas do Antigo Testamento, com uma linguagem cheia de imagens. A catequese era um momento importante, marcado no amplo contexto de toda a vida, em particular a litúrgica, da comunidade cristã, em cujo seio materno acontecia a gestação do futuro fiel, acompanhada pela oração e pelo testemunho dos irmãos.

Em seu conjunto, as homilias de Cirilo constituem uma catequese sistemática sobre o renascimento através do Batismo. Ao catecúmeno, ele diz: "Caíste nas redes da Igreja (cf. Mateus 13, 47): com vida serás colhido; não fujas; é Jesus quem te jogou a isca, e não para destinar-te a morte, mas para, entregando-te a ela, recobrar-te vivo: pois é necessário que tu morras e ressuscites (cf. Romanos 6, 11.14)... Morre aos pecados e vive para a justiça; fá-lo desde hoje" ("Procatequese" 5).

Desde o ponto de vista doutrinal, Cirilo comenta o Símbolo de Jerusalém recorrendo à "tipologia" das Escrituras, em relação "sinfônica" entre os dois Testamentos, até chegar a Cristo, centro do universo. A tipologia será eficazmente descrita por Agostinho de Hipona: "O Novo Testamento está escondido no Antigo, enquanto o Antigo se torna manifesto no Novo" ("De catechizandis rudibus" 4,8).

A catequese moral está ancorada com uma profunda unidade na catequese doutrinal: faz com que o Dogma descenda progressivamente nas almas, que deste modo são alentadas a transformar os comportamentos pagãos na nova vida em Cristo, dom do Batismo.

Por último, a catequese mistagógica constituía a reunião da educação que Cirilo ministrava aos que já não eram catecúmenos, mas neobatizados ou neófitos durante a semana da Páscoa. Levava-os a descobrir, nos ritos batismais da Vigília Pascal, os mistérios contidos neles e que ainda não lhes haviam sido desvelados. Iluminados por uma Fé mais profunda graças ao Batismo, os neófitos eram capazes finalmente de compreendê-los melhor, ao ter celebrado os ritos.

Este texto explica o mistério do Batismo: "Fostes submersos três vezes na água, levantando-vos também três vezes. Também nisso significastes em imagem e simbolicamente a sepultura de Cristo por três dias. Pois, assim como nosso Salvador passou três dias e três noites no seio da terra (cf. Mateus 12, 40), também vós imitastes o primeiro dia que Cristo passou no sepulcro ao levantar-vos da água pela primeira vez e, com a imersão, a primeira noite, pois do mesmo modo que o que está na noite já não vê, e o que se move no dia caminha na luz, vós, ao submergir-vos, como na noite, deixastes de ver, mas, ao sair, fostes postos como no dia. No mesmo momento haveis morrido e haveis nascido, e aquela água chegou a ser para vós sepulcro e mãe... Para vós... o tempo de morrer coincidiu com o tempo de nascer. E um tempo único conseguiu ambas coisas, pois com vossa morte coincidiu vosso nascimento" ("Segunda Catequese Mistagógica", 4).

O mistério que é preciso assimilar é o plano de Deus, que se realiza através das ações salvíficas de Cristo na Igreja. Por sua vez, a dimensão mistagógica está acompanhada pela dos símbolos que expressam a vivência espiritual que fazem "explodir".

Deste modo, a catequese de Cirilo, em virtude dos três elementos descritos - doutrinal, moral e, por último, mistagógico - converte-se em uma catequese global no espírito. A dimensão mistagógica se converte em síntese das duas primeiras, orientando-as à celebração sacramental, na qual se realiza a salvação de todo o homem.

Trata-se, em definitivo, de uma catequese integral que implica o corpo, a alma e o espírito, e continua sendo emblemática para a formação catequética dos Cristãos de hoje.  

O santo morreu em 386/387. Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém, com os títulos de doutor da Igreja e Príncipe dos catequistas católicos.

Fonte: Vaticano

Visto aqui: http://www.veritatis.com.br/patristica/biografias/174-sao-cirilo-de-jerusalem.


  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores