Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Santo André Corsini, Bispo e Confessor

4 de Fevereiro 

Santo André Corsini

Bispo e Confessor
(+ Fiésole, 1373)



Santo André nasceu no século XIV, em uma família muito conhecida em Florença: a família Corsini. Nasceu no ano de 1302. Seus pais, Nicolau e Peregrina, não podiam ter filhos, mas não desistiam, estavam sempre rezando nesta intenção, até que veio esta graça e tiveram um filho, e lhe deram o nome de André.

Os pais fizeram de tudo para bem formá-lo. Com apenas 15 anos, ele dava tanto trabalho e decepções para seus pais que sua mãe chegou a desabafar: “Filho, você é, de fato, aquele lobo que eu sonhava”. Ele ficou assustado, não imaginava o quanto os caminhos errados e a vida de pecado que ele estava levando, ainda tão cedo, decepcionava tanto e feria a sua mãe. Mas a mãe completou o sonho: “Este lobo entrava numa igreja e se transformava em cordeiro”.  

André guardou aquilo no coração e, sem a mãe saber, no outro dia, ele entrou numa igreja. Aos pés de uma imagem de Nossa Senhora ele rezava, rezava, e a graça aconteceu. Ele retomou seus valores, começou uma caminhada de conversão e falou para o provencial carmelita que queria entrar para a vida religiosa. Não se sabe, ao certo, se foi imediatamente ou fez um caminho vocacional, o fato é que entrou para a vida religiosa na obediência às regras, na vida de oração e penitência. Ele foi crescendo nessa liberdade, que é dom de Deus para o ser humano.

Santo André se colocava a serviço dos doentes, dos pobres, nos trabalhos tão simples como os da cozinha. Ele também saía para mendigar para as necessidades de sua comunidade. Passou humilhação, mas sempre por amor a Cristo.

Os santos foram e continuam a ser pessoas que comunicaram Cristo para o mundo. Mas Deus tinha mais para André. Ele ordenou-se padre e como tal continuava nesse testemunho de Cristo até que Nosso Senhor o escolheu para Bispo de Fiesole (próximo a Florença, Itália). De início, ele não aceitou e fugiu para a Cartuxa de Florença e ficou escondido; ao ponto de as pessoas não saberem onde ele estava e escolher um outro para ser bispo, pela necessidade. Mas um anjo, em feições de uma criança, apareceu no meio do povo indicando onde ele estava escondido. Apareceu também uma criança para André, dizendo-lhe que não devia temer, porque Deus estava com ele, e a Virgem Maria estaria presente em todos os momentos.  


Foi por essa confiança no amor de Deus que ele assumiu o episcopado, e foi um santo bispo. Até que em 1373, no dia de Natal, Nossa Senhora lhe apareceu avisando-o sobre seu falecimento que estava próximo. No dia da Epifania do Senhor, ele entrou para o Céu.

Santo André Corsini, rogai por nós!


  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores