Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

11 de dezembro: São Dâmaso I, Papa e Confessor

11 de dezembro 

São Dâmaso I

Papa e Confessor

 

São Dâmaso (304-383), Papa da Igreja (366-383), instruído, de origem espanhola, sucedeu o Papa Libério que o ordenou diácono; obteve do Imperador Graciano o reconhecimento jurisdicional do bispo de Roma. Mandou que S. Jerônimo fizesse uma revisão da versão latina da Bíblia, a Vulgata. Descobriu e ornamentou os túmulos dos mártires nas catacumbas, para a visita dos peregrinos.  

São Dâmaso era espanhol, um homem de eminência e grande conhecimento das Escrituras. Em 381, ele convocou o Primeiro Concílio de Constantinopla, onde extinguiu a malvada heresia de Eunômio e Macedônio. Ele confirmou a condenação do concílio, em Rímini, condenação que já havia sido pronunciada por Libério. Esse Concílio de Rímini foi aquele em que, usando a expressão de São Jerônimo, Valente e Ursácio usaram de fraude para que a Fé de Niceia fosse condenada, e o globo terrestre, gemendo, viu-se ariano.

Edificou duas basílicas: a de São Lourenço, perto do Teatro de Pompeia, que enriqueceu com magnificência e anexou casas e fazendas; outra na via Ardeatina, sobre as Catacumbas. Também consagrou a Platônia, onde os corpos de São Pedro e São Paulo jazeram durante algum tempo, e decorou-a com elegantes inscrições poéticas compostas por ele mesmo. Escreveu a respeito da virgindade, tanto em verso quanto em prosa, e também muitos outros poemas sobre vários assuntos.


Estabeleceu que falsos acusadores fossem punidos pelas ofensas que haviam falsamente levado a processo contra o próximo. Estabeleceu o costume, que já existia em muitas igrejas, de cantar os Salmos, tanto de dia quanto à noite, em coros alternados, e de ajuntar ao final de cada Salmo as palavras "Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo".  


Foi por sua ordem que São Jerônimo reviu a tradução do Novo Testamento de acordo com o texto grego. Governou a Igreja por dezessete anos, dois meses e vinte e seis dias. Cinco vezes, no Advento, fez ordenações, em que ordenou trinta e um Sacerdotes, onze Diáconos e sessenta e dois Bispos para diversas Sés.  

Enfim, adormeceu no Senhor, durante o reinado de Teodósio, o Mais Velho, com quase oitenta anos e cheio de retidão, verdade e juízo. Foi enterrado ao lado de sua mãe e irmã, na igreja que ele mesmo fundara na Via Ardeatina. Suas relíquias foram, depois, levadas para a Basílica de São Lourenço, que por isso é chamada "San Lorenzo in Dâmaso".

Fonte:  


Leia também: 

Texto aqui...  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores