Pesquisar este blog

domingo, 7 de dezembro de 2014

Homilia do 2.º Domingo do Advento por S. Gregório Magno

Homilia do 2.º Domingo do Advento 


por S. Gregório Magno (hom. VI sobre Ev.. 5-6).

 

Evangelho de S. Mateus 11,2-10 

Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’.”

Mas que fostes ver no deserto? Algum profeta? Digo-vos, em verdade, é mais que um profeta. O papel de um profeta é, de fato, predizer coisas futuras e admoestar, não porém mostrar simplesmente o futuro. Por isso, João Batista, o precursor, é mais que um profeta, pois como santo precursor ele vai além, mostra publicamente o Messias, o qual, ele mesmo e os outros profetas, haviam anunciado e profetizado, e mostrando o Cristo, ele O indica. No entanto, como o nome de profeta passa num grau inferior ao de indicador, ouçamos o que dele, João, foi dignamente escrito: " Eis que envio o meu Anjo ante tua face e ele te preparará o caminho à tua frente" (Mt. 3,1). Em grego, a palavra anjo (ângelon), significa "mensageiro", em latim "mensageiro" ou "anunciante". Com certeza, quem é enviado por Deus para anunciar o Juiz Supremo chama-se Anjo, isso conserva a dignidade do nome de quem tem tal prerrogativa de fato; o nome é sublime, e a vida não é inferior, visto que leva consigo a marca da santidade.


Também vós caríssimos, se quiserdes podereis ser semelhantes aos anjos e a João Batista. Cada um, se recebeu a graça e se a cultiva, é capaz, segundo a inspiração do alto, em ser anunciante diante do próximo, se exortar ao outros sobre as coisas de Deus, alertando a todos sobre o Reino vindouro e admoestando sobre uma possível condenação se não houver arrependimento e mudança.  


Ninguém diga: "Falta-me competência para avisar, não me acho digno de exortar". Faze o que puderes para levantar os que havia acolhido; também mais de um talento recebeu o que escondeu, em vez de aplicá-lo. Cada um que pondere sobre o que recebeu, e que o aplique em salvar ou pelo menos tentar, se quiser ter companheiros no caminho de Deus, assim que já tiver recebido a voz do amor que vem do alto, dê sinal concreto e exteriorize ao próximo a exortação que pode trazer a salvação.

Considere que o tempo dessa vida é breve, atentai em quão severo está para vir o Juiz. Então, ponde isso em vossos corações; fazei o Evangelho entrar na mente do vosso próximo; nada modifique do que te foi ensinado; não seja descuidado em anunciar, para que possais ser chamados, por Deus, de "anjos", e um dia desfrutardes da companhia daquele que foi um "anjo na carne", ou seja o próprio João Batista.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.
 

  

Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores