Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

LANÇAMENTO EDIÇÕES CRISTO REI: CATECISMO ASTETE!!!

CATECISMO ASTETE 


Apresentamos o Catecismo do piedoso Padre Gaspar Astete, como uma ferramenta muito útil para conhecer e amar a Fé Católica. Este livro, escrito e publicado em espanhol, foi traduzido para o português para que seja conhecido e divulgado nos Países de língua portuguesa, a fim de beneficiar o maior número possível de fiéis.

O presente Catecismo não vem substituir o Catecismo de São Pio X, mas é mais uma opção, até mais acessível e prático para consulta habitual.

Indicado pelo Reverendo Padre Cardozo, USML/FSSPX
.








BIOGRAFIA DO PE. GASPAR ASTETE



Gaspar de Astete S.J. (Coca de Alba, Salamanca, 1537 - Burgos, 1601) foi um religioso jesuita espanhol, teólogo, famoso, sobretudo, por sua obra mais conhecida: “Catecismo da Dotrina Cristã”. Começou sua vida monástica em 1º de Julho de 1555 e foi ordenado sacerdote em 1571. Foi professor de Filosofía, Humanidades, Arte e Teologia Moral, e desempenhou diferentes cargos dentro de Companhia de Jesus, em diferentes cidades (Medina del Campo, Salamanca, Roma etc.). Foi também professor de latim, e mestre de noviços da Província de Castela, confessor e pregador, vice-reitor e reitor do colégio de Burgos e reitor do de Villímar. Em 1566, publicou a “Doctrina cristiana y documentos de crianza”, depois entitulado de “Catecismo de la Doctrina Cristiana”, mas conhecido e lembrado pelos fiéis católicos da Espanha até recentemente como “Catecismo do Padre Astete”. Esta obra teve mais de 600 edições somente até o século XIX, em praticamente todas as línguas europeias. “El Astete”, como é chamado o livro do Padre Gaspar, foi o principal instrumento doutrinário popular da Contrarreforma Católica e da evangelização do Novo Mundo. O catecismo e outros livros do Padre Astete tratam da conduta social e moral dos fiéis católicos, em todos os seus papéis e situações sociais, principalmente na família. Foi claramente a principal síntese do que os católicos viriam a considerar como certo ou errado, em termos de moral cristã antes do século XX, e ainda se vê sua influência nas tradições católicas ultraconservadoras, como na minoria dos Estados Unidos, em meio ao predomínio protestante. Em suas obras, Gaspar Astete se preocupou em dar formato, entre outras coisas, ao papel dos pais e suas responsabilidades para com seus filhos, bem como aos deveres e aos ideais de bom comportamento e obediência dos filhos. A linguagem singela e clara acabou por cativar gerações de católicos. Foi um dos exemplos da firme vocação jesuíta para a educação, e um dos exemplos pioneiros de preocupação com uma Educação Cristã das crianças, baseada no respeito aos pais, mas com grande ênfase no valor da gentileza, do comedimento e do altruísmo. O Padre Astete faleceu em Burgos, em 1601, e está sepultado na Igreja de San Lorenzo. 

MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI.  



  
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores