Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2014

29 de julho - Santa Marta, Virgem

29 de Julho

Santa Marta

Virgem


http://sacragaleria.blogspot.com/2014/07/santa-marta-virgem.html
clique para ver mais imagens da Santa
Santa Marta era irmã de São Lázaro e de Santa Maria Madalena (Maria de Betânia, no Oriente também chamada de Margareth), e viviam perto de Jerusalém. É a padroeira da cozinheiras e donas de casa.  

Ela era a anfitriã e a dona da casa por ser a irmã mais velha. Quando Jesus se hospedava em sua casa, em Betânia, Marta era solícita e cuidava do seu bem estar. Em uma visita, recorda Lucas no seu Evangelho, Marta reclamou que Maria ficava sentada ouvindo Jesus, deixando-a com todo o trabalho. Jesus respondeu-lhe: "foi Maria que escolheu a melhor parte". Assim Marta tornou-se o protótipo da cristã ativa e Maria o símbolo da vida contemplativa.  

Marta foi a única que foi procurar Jesus, quando Lázaro morreu, enquanto Maria ficou em casa. A tradição diz ainda que, para aqueles que diziam que já era tarde e que Lázaro já estava morto, Marta retrucou energicamente "que não tinha a menor importância e que Jesus iria cura-lo". E de fato quando Jesus chegou Lázaro já estava enterrado e seu corpo já apresentava sinais de putrefação, mas Marta não se abalou, e com enorme fé, pediu a Jesus para curá-lo, e este foi um dos maiores milagres de Jesus. Mais ainda: Ela disse a Jesus que acreditava que o Pai daria a Ele o que pedisse. Em resposta aquela fé inabalável, ela foi a primeira a ouvir de Jesus a sua mais profunda revelação. Quando Marta disse que ela acreditava que seu irmão iria se levantar de novo, Jesus disse a Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim viverá mesmo que ele morra, e todos que vivem e crêem em mim, nunca morrerão". "Você acredita nisto ?" perguntou Jesus a Marta, e ela respondeu: "Sim meu Senhor, eu acredito que és o Messias e o Filho de Deus".


Uma tradição diz ainda que Marta foi com Maria e Lázaro para a França servindo de missionária em Provença (vide aqui). Em outra versão, Lázaro e suas irmãs vão para Chipre onde ele se torna bispo de Kition ou Lanarka
(vide aqui). As suas relíquias teriam sido transladadas para Constantinopla e varias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria. A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lanarka, construída em 890 dC, era um templo cristão do quinto século no qual existia um sarcófago com a com a inscrição: "Lazarus, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado" em Kition, Lanarka.
 
Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/santa_marta.htm.  
 
Ajude o apostolado do Rev. Pe. Cardozo, adquirindo alguns dos itens do Edições Cristo Rei, encomendando Missas (consulte a espórtula diretamente com o rev. Padre), ou fazendo uma doação aqui:

+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores