Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sobre prudência e zelo

Ainda sobre o evento na Catedral de Buenos Aires, durante a comemoração da Noite dos Cristais Quebrados, um comentário que pode ajudar a refletir melhor antes de hosanar um zelo que parece santo! Além do que já dissemos antes, a respeito do assunto, colho a ocasião para lembrar que vivemos um momento singular, surreal, em que há duas Igrejas (a fonte costumava ser sensata)

Não se deve dar pérolas aos porcos... Penso que as pessoas ainda não entenderam que não são os homens - mesmo com suas orações - que irão salvar a Igreja de Deus. O erro desses jovens, na verdade, é reflexo do erro de seu(s) superior(es), que pretendiam se substituir à Providência e "salvar" a Igreja... de dentro. Ou seja, queriam entrar no chiqueiro para esterilizá-lo. E no lugar do dono dos porcos! Os jovens fizeram o mesmo: poderiam ter rezado do lado de fora, poderiam ter rezado em seus lares ou na capela deles. Teria sido mais prudente. Teria sido mais frutífero. 

Mas, convenhamos, a culpa nem é toda deles, dos jovens. Havia um pastor apascentando aquela grei. E esse pastor imprudente - ou estulto? - levou suas ovelhas bem no meio da alcateia. Até quando isso?

A única consequência boa que vejo nisso tudo é que, agora, o superior da Neo-FSSPX vai ter que escolher um lado: ou bem é amigo de Cristo, ou bem é amigo dos inimigos de Cristo. E, então, dom Fellay... os Judeus são mesmo nossos irmãos mais velhos? E por parte de quem se eles negam a Trindade que é nosso Pai e a Igreja que é nossa Mãe? Como é que fica isso? Vou sentar para aguardar uma atitude "positiva" do Rei de Menzingen. Sento para não me cansar... 


Giulia d'Amore


ZELO & PRUDÊNCIA


Por mais que me ferva o sangue em ver as falsas religiões confraternizando em uma catedral, por inspiração do atual papa e com seu consentimento, devo dizer que para mim é confuso saber até onde termina o zelo pela casa do Senhor e onde começa a imprudência.

Digo isso porque uma coisa é estar numa catedral e presenciar uma profanação, e outra diferente é ir de encontro a ela. O que insisto não é em relação a coragem de sair de suas poltronas e peitar os heterodoxos, o que não deixou de ser uma demonstração de coragem, ainda mais diante das consequências… Colocaram-se diretamente sobre o “olho de Sauron”.

O que ainda não terminei de ponderar é sobre a eficácia de tal ato. A Igreja conciliar já provou que é outra religião, saída do modernismo liberal com as bênçãos da maçonaria. Com isso não estou acusando quem nela está de heresia automática, mesmo porque o liberalismo é caracterizado exatamente por rejeitar qualquer verdade objetiva. Não nega nada frontalmente, mas sempre tenta conciliar a verdade com a mentira.

São tantas perguntas que me vêm à mente: será que aquele lugar (a catedral) ainda é uma catedral católica? Será que as missas novas rezadas ali ainda são válidas?

Uma vez aprendi algo num… Filme. No filme “O homem que não vendeu sua alma”, em uma dado momento, Thomas Morus (agora santo canonizado) disse algo no sentido que por nossa natureza, devemos obedecê-la e fazer de tudo para fugir do martírio, a menos que Deus nos colocasse numa situação que não nos deixasse escolha além de por Ele morrer.

Em outras palavras: o martírio não pode ser procurado pelo cristão, mas deve vir até ele. Ou seja: as coisas devem acontecer de tal maneira que as pessoas não tenham escapatória além de confessar a Deus ou negá-Lo.

Ir ao encontro dos maus na catedral (? será que ainda é uma catedral?) pode ser entendido como zelo, mas afinal de contas, antes das falsas religiões, com muita probablidade a catedral de Buenos Aires já havia sido profanada… Pelo próprio clero moderno…

E lembremo-nos que um lugar consagrado pela fé deve ser preservado de tudo. Até mesmo de nosso zelo. Até mesmo para chamar alguém para a briga, melhor que seja no lado de fora, exatamente por consideração ao lugar.

Quando Moisés desceu do Monte e encontrou o povo imerso na idolatria, Deus ordenou que ele juntasse os homens fiéis, e naquele dia dez mil foram passados a fio de espada. Mas oremos uns pelos outros. Oremos por todos, especialmente pelos que não sabem o que fazem. A vingança pertence ao Senhor, e só a Ele, que um dia enxugará dos justos toda lágrima.


Fonte: Comentário do Sr. Bruno Luís Santana no post "Jovens rezam o terço e interrompem cerimônia inter-religiosa na Catedral de Buenos Aires. Papa Francisco lamenta 'fanatismo'." (Fratres), às 7:30. Visto aqui.


+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores