Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Santo Atanásio atualíssimo: os "novos arianos" são os modernistas que se apropriaram dos templos...

Santo Atanásio: “Quanto mais os mais violentos tentam ocupar os lugares de culto, mais eles se separam da Igreja Eles sustentam que representam a Igreja, mas na realidade são aquele que são, por sua vez, expulsos dEla e se extraviam”.

Palavras de St. Atanásio aos cristãos que estavam sofrendo sob os arianos:

“Que Deus vos console! (...) O que entristece (...) é o fato de que os outros [fala aqui dos arianos] ocuparam as igrejas com violência, porque naquele período vós estáveis fora delas.

É um fato que eles tenham a Sé, mas vós tende a Fé Apostólica. Podem até ocupar as nossas igrejas, mas estão fora à verdadeira Fé. Vós vos encontrais fora dos locais de culto, mas a Fé habita em vós. Vejamos: o que é mais importante, o local ou a Fé? A verdadeira fé, obviamente: Quem perdeu e quem ganhou nessa luta: a quem mantém a Sé ou quem observa a Fé?

É verdade, os edifícios são bons, quando lá é pregada a Fé Apostólica; eles são santos, se tudo se realiza neles de modo santo (...)

Vós sois aqueles que são felizes, vós que permanecei dentro da Igreja pela vossa Fé, a qual mantendes íntegra nos fundamentos como chegaram até vós através da Tradição Apostólica, e se algum execrável ciumentamente tenta abalá-la, em várias ocasiões, não obtém sucesso.

Estes são aqueles que se separaram dEla na crise atual. Ninguém, nunca, prevalecerá contra a vossa Fé, amados irmãos, e nós cremos que Deus fará restituir um dia nossas igrejas.

Quanto mais os mais violentos tentam ocupar os lugares de culto, mais eles se separam da Igreja Eles sustentam que representam a Igreja, mas na realidade são aquele que são, por sua vez, expulsos dEla e se extraviam.

Mesmo que os católicos fiéis à Tradição estejam reduzidos a um punhado, são eles que são a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

(Coll. Selecta SS. Eccl. Patrum. Caillu e Guillou, vol. 32, pp 411-412)”.


Fonte: http://nullapossiamocontrolaverita.blogspot.com.br/2013/07/sant-atanasio-quanto-i-piu-violenti.html.
Tradução: Giulia d'Amore

+
Inscreva-se para receber as publicações do Pale Ideas: Delivered by FeedBurner
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores