Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Missa Tridentina é trendy?

A Missa em latim é "trendy". Opinião do "The Economist".




O jornal online The Economist publica um artigo enaltecendo a volta em grande estilo da Missa em latim. Aquela que foi ferozmente ostilizada nas sombrias décadas pós-conciliares e que ainda o é em uitos ambientes pseudo-católicos - cúrias incluídas - voltou a ser "trendy". 


Para comprovar a afirmação, citam alguns dados. No Reino Unido, por exemplo, a Latin Mass Society of England and Wales superou os 5000 inscritos, e desde 2007 até hoje o número de Missas em latim celebradas semanalmente saltou de26 para 157.  Semanalmente...
Essa tendência é encontrada também nos EUA, onde as Missas tradicionais semanais passaram de 60 (em 1991) a 420 (atualmente)!!! 
No Brompton Oratory de Londres, a Misa dominical em Rito Antigo atrai 440 fieis, o dobro de pessoas que assiste à Missa em inglês na mesma igreja. 

"O Catolicismo tradicional atrai pessoas que ainda não haviam nascido quando houve o [diabólico] Concílio Vaticano II". Palavra do The Economist!

Alguém, por favor, explique aos nossos Bispos.

Giorgio Roversi.


Well, e no Brasil? Há um registro? Quem faz este levantamento? A CNBB? rsrs

Não se deve esquecer que ainda se trata da Missa do Moto Proprio de BXVI... 

Mas isso tudo é um indicativo de que as pessoas estão acordando da letargia espiritual em que viviam. Já não basta "se sentir bem" na Missa. É preciso que seja um Sacrifício. É preciso que Nosso Senhor esteja presente. 

GdA

 

Leitores