Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Participação dos leitores: o índice do blog!

Atendendo a sugestões!


Como já perceberam, este blog não possui mais o campo de comentários; a razão é simples, mas volto a isso em outro tempo. Agora, quero tratar de outro assunto: a sugestão de um leitor que escreveu utilizando o formulário de CONTATO ao lado.

Bom, a sugestão era, em suma, que o blog falasse acerca das indulgências, sobretudo para o mês de novembro.

Este assunto foi tratado por 25 vezes no blog, em particular aqui. Há uma ferramenta que auxilia o leitor na procura de assuntos de seu interesse, e boa parte dos blogs a utiliza: a busca, ou procura, ou pesquisa. Neste blog, encontra-se logo acima do post (“Pesquisar neste blog”).

Mas devo agradecer sobremaneira ao caro leitor por ter-me feito lembrar um projeto que venho adiando – há sempre prioridades às prioridades! – mais por falta de tempo do que por gosto: um índice alfabético e/ou por assuntos!

O blog conta com outra ferramenta que é o “Arquivo do blog”, que fica localizado na parte inferior, junto com os assuntos diversos. Contudo, não é um índice alfabético, bem mais prático e útil.

Há também o “Posts Recentes”, mas também não é um índice. Apenas informa os últimos posts publicados. 

A ferramenta mais conhecida seja, talvez, a das tags, mas ultimamente não tem atendido às minhas expectativas, pois, toda vez que preciso acrescentar uma tag nova, as demais somem da nuvem... Ou melhora o Blogger ou a blogueira deixa de ser autodidata e faz um curso; a primeira opção é mais provável.

Um dos sites mais interessantes com dicas para blogueiro de primeira viagem e não que eu conheço (e utilizo) é o Dicas para Blog. Recomendo. Mas fiz uma pesquisa básica e pude ver que, apesar de eles já terem publicado uma dica nesse sentido, eu a testei e não a recomendo. 

Acabei achando outra dica e podem vê-la aqui: Índice do Blog. Mas há três problemas: 1) não está em ordem alfabética; 2) vai até agosto de 2011 e 3) demora para carregar (lê o blog todo). E, com base nele, pude organizar um Índice Alfabético parcial e provisório, para consultas. Ambos se encontram no menu horizontal superior. 

Se quiser a dica, me escreva.  

Há outra, bem simpática, mas ainda estou testando e se baseia nas tags. Ou seja, preciso melhorar o tagueamento dos posts!!! Não terei grande dificuldades, pois já fiz isso antes, quando ainda trabalhava na Biblioteca do TJMS, mas... não tenho tempo agora!

E... aguardem! Vou procurar por melhores opções e, desde já, agradeço o simpático e solícito leitor mineiro. ;)
_

Leitores