Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Altares Católicos II - Brasil

Seguimos publicando fotos de altares católicos dignos da Divindade de Nosso Senhor. Desta vez, em terras brasileiras. Desculpe a qualidade de algumas fotos, foram encontradas na web, e é uma pesquisa árdua, porque não há muitas fotos boas, às vezes nem há foto de altar-mor verdadeiramente católico. Algumas destas fotos abaixo retratam igrejas com altares 'novos'. Se houver alguma informação incorreta, por gentileza, nos comunique. Desde já agradecemos.


clique nas imagens para ampliá-las


Igreja Nossa Senhora do Carmo
Rio de Janeiro, RJ


Altar-mor da igreja do Rosário e São Benedito
Cuiabá, MT
Em estilo barroco-rococó, ao centro está a imagem de Nossa Senhora do Rosário. À direita, São José de Botas, e à esquerda, São Francisco de Paula


Igreja de São Francisco
Salvador, Bahia
Clique e veja:
Igreja e Convento de São Francisco em Salvador-BA - A Igreja mais bonita do Brasil


Capela Menino Jesus de Praga e Santa Lucia
São Paulo, SP


Mosteiro de São Bento
São Paulo,SP


Catedral - Altar-Mor
Caxias do Sul, RS
A Catedral de Caxias começou a ser construída em 1895, inspirada na Basílica de Santo Antônio de Bolonha, Itália. O interior do templo guarda os reflexos multicoloridos de 18 vitrais confeccionados na Alemanha. O altar-mor, feito em madeira pelo escultor Francisco Meneguzzo, completa a magnitude da matriz. Do lado de fora, as grandes escadarias do templo e a Casa Canônica, edificada em 1918, formam um belo conjunto arquitetônico. A catedral integra o cenário não menos elaborado da Praça Dante Alighieri, com seus monumentos e pisos desenhados na forma de grandes cachos de uva.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Antiga Sé
Rio de Janeiro, RJ


Altar mor da Igreja do Mosteiro de S. Bento
Olinda, PE
Sua construção teve início no século XVI. É o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras. Foi incendiado pelos holandeses em 1631. A partir de 1654, a sua restauração foi iniciada, passando por diversas épocas e estilos. Sua Igreja Abacial tem frontispício sóbrio do melhor estilo barroco, apresentando o brasão da Ordem beneditina e apenas uma torre sineira, com o mais sonoro carrilhão das Igrejas de Olinda. Destaque para a sacristia e altar-mor da igreja, verdadeiras obras primas do barroco brasileiro. O Mosteiro Beneditino abrigou durante 24 anos a primeira Escola de Direito do Brasil. 


Igreja da Sé
Belém, PA
Aqui, podem ver mais fotos.


Nossa Senhora do Carmo
Rio de Janeiro, RJ



Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Recife, PE
A basílica foi construída em 1687 e possui traços barrocos. No altar dourado, a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo, em tamanho natural, se destaca. O altar principal abriga valiosas coroas de ouro e pedras preciosas. Foi neste convento que Frei Caneca ordenou-se sacerdote.


Capela Dourada
Recife, PE
A Capela Dourada, onde funciona o Museu Franciscano de Arte Sacra, que foi fundada entre os séculos XVII e XVIII, está localizada dentro do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo Antônio. Considerada a expressão máxima da arte sacra barroca no Recife, seu forro é coberto de elaboradas pinturas. Possui altar e talhas folheadas a ouro bem como pinturas nas paredes e no teto. Na parte inferior, há inúmeros painéis de azulejos portugueses recuperados com cenas campestres e de caçadas. O altar dourado possui imagens do século XVIII. Dois grandes mártires franciscanos estão representados em painéis nas paredes laterais da igreja.


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Ouro Preto, MG

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG) reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e está entre as capelas com maior quantidade de ouro do Brasil (mais 400 kg). O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, exibe imagens de N.S. do Pilar, Santa Bárbara e N.S. da Conceição.


Igreja Nossa Sra da Boa Viagem
Itabirito, MG
A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem é uma construção barroca, construída entre 1710 e 1720. Passou por diversas intervenções, mas origina-se de uma capela iniciada em 1709. É a edificação mais antiga de Itabirito e uma das principais referências religiosas, patrimoniais e culturais dos habitantes da cidade. Em seu interior é possível encontrar belíssimos altares entalhados e folheados a ouro no estilo Rococó. Além das expressivas pinturas, possui uma sequência de quadros no forro da nave principal, representando as frases da Ave-Maria - possivelmente o único exemplar no mundo. No altar principal, observa-se a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Itabirito, trazida pelos portugueses no início da colonização de Minas Gerais. Os pináculos das torres em talhe piramidal são esculpidos em granito, uma obra-prima da cantaria portuguesa.


Igreja Madre de Deus
Recife, PE
A igreja, em estilo colonial, data do século XVIII e carrega no altar um oratório com a imagem do padroeiro da paróquia. Em 1971, a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, mas ainda é possível encontrar em seu interior pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos.


Igreja de Santo Antônio do Carmo
Olinda, PE
A Igreja de Santo Antonio do Carmo é a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras do Brasil, datando de 1580. Restaurada em 1720, apresenta uma magnífica fachada em estilo colonial renascentista. Está situada no topo de uma colina e seu acesso se dá através de uma escadaria lateral. O Convento foi demolido no começo deste século. 


Igreja Matriz
São José da Lagoa, MG
Construção do século XVIII, teve seu tombamento assegurado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1953. A pintura do teto, em estilo rococó, registra a transição dos séculos XVIII para XIX.


Santuário de Nossa Senhora do Livramento
Parazinho, Granja – Ceará


Santuario de Nossa Senhora da Piedade
Serra da Piedade - Caeté, MG


*
*
*
Em breve, mais...
Aceitam-se sugestões!




+
Informe aqui o seu e-mail para receber as publicações do PALE IDEAS: Delivered by FeedBurner

Leitores