Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA DAS ROSAS



Statío ad S. Crucem in Jerusalém


Na antiguidade cristã, o dia de hoje era o "dia das rosas". Os Cristãos se presenteavam mutuamente com as primeiras rosas do verão. 



Ainda hoje, o Santo Padre benze, neste dia, uma rosa de ouro e a oferece a uma pessoa, em sinal de particular atenção. A santa Igreja, como o faz no Advento, interrompe também na Quaresma a sua penitência. Demonstra alegria pelo toque do órgão, pelo enfeite dos altares e pelo róseo dos paramentos. Toda a Missa respira alegria e júbilo. E por que assim? Lembremo-nos que, antigamente, faziam os catecúmenos, neste dia, um juramento solene e eram recebidos no seio da Igreja, representada pela Igreja da "Santa Cruz em Jerusalém". 



Mãe dedicada e amorosa, alegra-se a Santa Igreja, ao receber os que serão lavados nas águas batismais (Introito, Epístola). E não menos se alegram os próprios catecúmenos (Gradual, Ofertório e Communío). A maravilhosa multiplicação dos pães, que se repete na santa Missa, nos garante, a todos nós, a glória futura. Louvemos e agradeçamos a vontade de Deus (Ofertório).



(Missal Quotidiano, D. B. Keckeisen, OSB, 1947, p. 271)









*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é CATÓLICO. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se reservam o direito de publicar ou não.

COMENTE acima. Para outros assuntos, use o formulário no menu lateral. Gratos.

Leitores